Qual sua opinião sobre o Blog?

Total de visualizações de página

Translate

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Quermesses e quentão


Eu adoro essa época do ano, pois é tempo das festas juninas, festas que tanto me alegram, festas que me animam. Gosto das quermesses, que fazem voltar no tempo, no tempo de criança, no tempo do meu tempo. Tempo que dançava quadrilha, vestido de caipira, olha a chuva, já passou, o compadre já voltou. Tempo que enfeitava as ruas, as barracas de quentão, gostava de maça do amor, gostava muito então.

Gostava também de pipocas, do correio elegante, gostava das caipirinhas, gostava de muita gente. Era uma festa bem animada, onde todos se reuniam, famílias que organizavam, famílias que todos iam. Era um tempo muito bom, hoje já não é igual, a quadrilha quase não tem, as barracas antes cheias, hoje não tem quase ninguém.

Gostava também de cachorro quente, da barraca do pé de moleque, bolo de fubá e milho, gostava de vinho quente, gostava de muita gente. Gente que hoje prefere ir, ao shopping em vez da quermesse, onde levam as crianças, playland ou um cinema, cinema sem muita gente.

Mas nem as quermesses são as mesmas, perderam a nostalgia, perderam a simplicidade, perderam toda magia. Magia da alegria, de criança a festejar, dançar quadrilha vestido, de caipira a brincar. Brincar todo vestido, de caipira da roça, bigode de carvão, calça rasgada então, camisa xadrez de montão.

Mas ainda curto essa época, que me faz relembrar a infância, das quermesses que eu ia, das noites de caipira, que vivia então. Eu gostava de mandar correio elegante, para as "caipiras" do lado, e esperar a reação, se gostasse devolvia, com um beijo então. Paquerar em uma quermesse, era uma coisa boa, comprava maçã do amor, mordia com um sabor, de beijo com muito amor.

Mas nem toda a magia se foi, ainda resta um pouquinho, há quermesses que mantem, as tradições que outrora, me fizeram tão bem. Ainda tem as barracas, de pipoca e quentão, vinho quente que vicia, maçãs do amor que delicia, que outrora já fizeram, dos meus beijos de então, doces beijos de quentão. E que saudade da barraca do beijo, dos correios elegantes, da quadrilha dançando, das caipiras eu beijo.

Quermesses e festas juninas, de São Pedro à São João, Santo Antônio era preferido, das mulheres então. Olha a cobra na estrada, é mentira gritam então, olha a chuva que vem vindo, já passou faz um tempão. Que saudades de dançar quadrilha, de caipira também vou, curtir a quermesse que alegra, de caipira eu vou.

Mas vou curtir as quermesses, que ainda resistem ao tempo, das festas de caipiras me lembro, das diabruras então. Vou separar minha calça e camisa xadrez, chapéu de palha e carvão no rosto, curtir a quermesse então.

"Bas tarde cumpadre", óia os trem que bom, gostoso é curtir a dança, festa junina de então."

By Estevam

Nenhum comentário: