Qual sua opinião sobre o Blog?

Total de visualizações de página

Translate

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Aprender com conhecimento


Buscando algum tema para dissertar, resolvi escrever sobre uma coisa que me aconteceu essa semana, estava eu acompanhando e aguardando uma cliente, referente a uma ação de interdição acompanhando uma perícia médica em uma unidade de psiquiatria, quando de repente uma pessoa se aproxima e toda sem jeito me faz uma pergunta:

- O senhor é estudado?
Confesso que fiquei meio sem saber o que responder, mas o mesmo insistiu na pergunta:
- Desculpe a pergunta, mas eu gostaria muito de saber como fazer para "aprender", eu até estudo, leio, mas as coisas não entram na minha cabeça, começo uma coisa e não termino.

Um tanto surpreendido pela abordagem, as primeiras respostas que vieram a minha mente foram, persistência e paciência, foram as minhas palavras na hora para aquela pessoa, que apenas sorriu e me agradeceu.

Ou seja, o aprendizado, seja para qualquer área do conhecimento, passa portanto pela persistência, dedicação e paciência, não importa quanto distraído estejas, quanto corrido seja sua vida, pois a persistência é algo que estimula a aprendizagem, pois nem sempre é fácil, uns tem paciência, outros nem tanto, alguns desistem, outros persistem, mas o que se deve destacar é a força de vontade de aprender não importando as dificuldades.

A pessoa que veio até mim fazendo essa pergunta, certamente é um interno, ou alguém que foi buscar ajuda na psiquiatria. Pode ser que com orientação consigas a concentração, que lhe falta para absorver o conhecimento e não descartá-lo de forma involuntária. Mas uma coisa que guardo dessa experiência é a força de vontade dessa pessoa em buscar ajuda, a vontade de aprender superando as dificuldades, e buscando uma fórmula para agregar conhecimento.

Assim, destaco que para "aprender" não existe uma fórmula mágica, aprender, agregar conhecimentos seja em qualquer área independe de condição social, cor ou credo, basta se interessar e buscar ajuda quando percebe que não possa fazer isso sozinho. O importante é a dedicação, o importante é ter paciência, ser persistente e nunca desistir, pois o conhecimento agrega vida, agrega respostas, agrega sentimentos que não tem limites.

Nunca desistas de "aprender", até porque a vida é um constante aprendizado, nunca é o suficiente, viva aprenda, leia, escreva, pesquise, vá atrás do conhecimento, não importando as dificuldades, pois sabedoria não nasce conosco, mas sim vamos aprimorando no decorrer da vida.

Leia, escreva, use a sua imaginação, viva seus sonhos, curta os ensinamentos que a vida nos propõe, uma vida vivida com sua imaginação é tão intensa quando aquela dos sonhos, sonhos que desejamos, vida que sonhamos.

By Estevam 

 


Nenhum comentário: