Qual sua opinião sobre o Blog?

Total de visualizações de página

Translate

domingo, 30 de junho de 2013

Amar nunca é demais


Era uma vez, alguém que amava demais, gostava muito de alguém, gostava de alguém demais. Amar é muito bom, gostar além de amar, se gosto muito de alguém, amar nunca é demais.

Se gostar é sentir saudade, saudade há de ficar, se amar aproxima, aproxima ei de amar. Amar nos anima, até nos aproximar, saudade de alguém por perto, quero você pra amar.

Amar não tem limites, limites de amar, se ama por aqui perto, por longe imaginar. Imaginar você por perto, de longe fico sonhando, de ficar comigo de perto, amar eu me encanto. Fica mais um pouco, nos meus sonhos eu lhe peço, para amar mais um pouquinho, antes que desperto.

Despertar antes da hora, quando tu não está por perto, não me acorde celular, despertador desapego. Não quero acordar, quando sonho contigo, deixe lhe amar, quanto tu estás comigo. Sonhando contigo agora, sonhando devagarinho, demora pra passar, lhe peço com carinho.

Quando se ama de verdade, de longe ou de pertinho, gosta muito de alguém, tempo passe devagarinho. Gostar de ficar ao lado, pertinho até quando der, amar não tem distancia, longe de perto a ficar. Amar até o final, final que não tem fim, dure até a eternidade, felicidade em mim. 

Felicidade que dura muito, se durar pouco não vale, que seja pra todo sempre, sempre eternidade. Que seja de perto ou de longe, feliz ei de ficar, de amar você de perto, distante não quero ficar. 

De longe encurtar, a distancia de você, sonhar com a presença, presença de você. Dos beijos e carícias, beijando a mercê, seja de longe ou de perto, apenas com você. 

By Estevam

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Aprender com conhecimento


Buscando algum tema para dissertar, resolvi escrever sobre uma coisa que me aconteceu essa semana, estava eu acompanhando e aguardando uma cliente, referente a uma ação de interdição acompanhando uma perícia médica em uma unidade de psiquiatria, quando de repente uma pessoa se aproxima e toda sem jeito me faz uma pergunta:

- O senhor é estudado?
Confesso que fiquei meio sem saber o que responder, mas o mesmo insistiu na pergunta:
- Desculpe a pergunta, mas eu gostaria muito de saber como fazer para "aprender", eu até estudo, leio, mas as coisas não entram na minha cabeça, começo uma coisa e não termino.

Um tanto surpreendido pela abordagem, as primeiras respostas que vieram a minha mente foram, persistência e paciência, foram as minhas palavras na hora para aquela pessoa, que apenas sorriu e me agradeceu.

Ou seja, o aprendizado, seja para qualquer área do conhecimento, passa portanto pela persistência, dedicação e paciência, não importa quanto distraído estejas, quanto corrido seja sua vida, pois a persistência é algo que estimula a aprendizagem, pois nem sempre é fácil, uns tem paciência, outros nem tanto, alguns desistem, outros persistem, mas o que se deve destacar é a força de vontade de aprender não importando as dificuldades.

A pessoa que veio até mim fazendo essa pergunta, certamente é um interno, ou alguém que foi buscar ajuda na psiquiatria. Pode ser que com orientação consigas a concentração, que lhe falta para absorver o conhecimento e não descartá-lo de forma involuntária. Mas uma coisa que guardo dessa experiência é a força de vontade dessa pessoa em buscar ajuda, a vontade de aprender superando as dificuldades, e buscando uma fórmula para agregar conhecimento.

Assim, destaco que para "aprender" não existe uma fórmula mágica, aprender, agregar conhecimentos seja em qualquer área independe de condição social, cor ou credo, basta se interessar e buscar ajuda quando percebe que não possa fazer isso sozinho. O importante é a dedicação, o importante é ter paciência, ser persistente e nunca desistir, pois o conhecimento agrega vida, agrega respostas, agrega sentimentos que não tem limites.

Nunca desistas de "aprender", até porque a vida é um constante aprendizado, nunca é o suficiente, viva aprenda, leia, escreva, pesquise, vá atrás do conhecimento, não importando as dificuldades, pois sabedoria não nasce conosco, mas sim vamos aprimorando no decorrer da vida.

Leia, escreva, use a sua imaginação, viva seus sonhos, curta os ensinamentos que a vida nos propõe, uma vida vivida com sua imaginação é tão intensa quando aquela dos sonhos, sonhos que desejamos, vida que sonhamos.

By Estevam 

 


terça-feira, 25 de junho de 2013

Ser feliz até onde der


Um dia acordamos, para uma vida viver, curtir cada momento, das alegrias padecer. Alegrias que buscamos, nos lugares mais distantes, felicidade não mora perto, longe, distante. Distante pode ser logo ali, ou a quilômetros talvez, felicidade que procuramos, alegria de viver.

Viver um dia de cada vez, buscando a felicidade, pode vir agora, ou demorar uma eternidade. Mas não devemos desistir, a vida nos prega surpresas, quando se desiste agora, acontece de vez.

De vez em quando, demora um pouquinho, tenha paciência, acontece devagarinho. De encontrar a alegria, dos momentos me distraia, do tempo que procurava, dos momentos de alegria. Alegria vem correndo, espero que não tropece, se errar o caminho ficar triste, acontece. Mas não desanime, o destino trata de consertar, colocar no caminho certo, o trajeto acertar.

Acertar o caminho, da felicidade encontrar, se for perto ótimo, se for longe não desanimar. Pois a felicidade vem devagar, cortando caminhos para não se perder, se um abismo aparecer, um caminho a se fazer, de encontro ei de ir, a alegria partir.

Alegria e felicidade, essas ei de encontrar, não importa a demora, do caminho procurar. Procura de uma vida, um sentimento a completar, felicidade vem comigo, com caminho a lhe mostrar. Mostrar que a alegria se completa aos poucos, procura e não acha, paciência para poucos. Paciência vem comigo, procurar a felicidade, não me impeça de viver, a alegria de verdade.

Felicidade de verdade, isso só o tempo dirá, não viva de carência, de aparências dirá. Aparência de ser feliz, mas não de verdade, viva um dia de cada vez, um sentimento de verdade. Busque a felicidade e não meça esforços então, a vida pode ser dura, alegria de verão.

Alegria de viver, felicidade plena, viva e deixe viver, felicidade me contenha. Um dia você encontra, ou ela vem pra ti, busque a toda hora, só não faça desistir. Desistir de ser feliz, é algo que não faço, ser feliz é  essencial, não desanime, reanime-se. Busque a todo momento, a alegria ei de ter, ser feliz, é algo sério, alegria de viver.

By Estevam

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Um país a modificar


Era uma vez, um país vívido como o verde da natureza, mas amarelo letárgico, como sol que brilha forte nos deixando sem ânimo para nada fazer. Com o azul da cor do céu nos inspirando e o branco da paz nos guiando. Eram tempos de cabresto, aceitar tudo que nos impunha, eram tempos de aceitar calado, vontade sem questionar, os limites do absurdo, de quem deveria governar.

Eram tempos de corrupção generalizada, aceitando sem reclamar, da falta de segurança, saúde há de faltar. Faltava de tudo, serviço de qualidade, faltava atendimento, faltava boa vontade. Faltava de tudo, com dinheiro a desviar, corruptos por todo lado, bandidos a assaltar, políticos de todos partidos, esses não tem bandeiras, roubam sem cerimonia, com a impunidade assolar.

Mas um dia, tinha que acontecer algo, que mudasse o pensamento, que levasse todo o povo, protestar todo momento. Não era 20 centavos, que faria a diferença, eram anos de descaso, anos de incompetência.

Da chance de mudar o país, e fazer um país mais justo, onde os serviços básicos funcionam, investimentos a todo custo. Investimentos na educação, seria um primeiro passo, para mudar o país, país do descaso. Tem ainda a saúde, que priva todos os brasileiros, a ter um atendimento melhor, saúde não pode faltar.

Tem outras áreas que carecem, infraestrutura melhor, falta de investimento, falta tudo melhorar. Não temos nada que funcione direito, mas pagamos muitos impostos, dinheiro que saí todo momento, do contribuinte impostos. Pagar e não ter de volta, um serviço publico decente, o que causa revolta as vezes, é não ter respeito com a gente.

Mas esses protestos, serviram de alerta, para os políticos de agora, para políticos de perto. Espertos para entender, que o gigante acordou, exigindo do poder publico, mas atenção eu dou. Queremos ser ouvidos, queremos um país melhor, não queremos partidos políticos, infiltrados entre nós. Partidos esses que contribuíram, com a corrupção maior, seja em todas as esferas, do poder publico pior.

Vamos pra rua, é o grito que se ouve, protestar por nosso povo, melhorias para todos. Nossa voz já foi ouvida, abaixamos as tarifas, mais agora resta-nos consertar, um país cheio de vida.

País que tem tudo pra dar certo, mas que alguns poucos estragam, seja pela roubalheira, nas ruas ou nas cidades, seja pela impunidade. Que tentamos combater, exigindo leis mais severas, mas pra isso acontecer, políticos tem que nascer, com ideais mais claros, de ouvir o clamor do povo, com reformas estruturais, politicas para o povo.

Eu ainda acredito, que podemos melhorar, fazer desse país, nosso verdadeiro lar. Não precisando sair do país, para sentir sua falta, precisamos mesmo agir, para um país submergir. Do caos do poder publico, esperanças eu tenho, de ver o meu país, com orgulho a seguir. De poder gritar bem alto, eu consegui mudar, uma letargia do povo, do povo protestar, para um país melhor, melhor há de ficar, sem perder as esperanças de um país modificar.

By Estevam


quarta-feira, 19 de junho de 2013

Não são apenas 20 centavos


Já que só falam nisso, gostaria de expressar minha opinião sobre as manifestações que agitam o país nos últimos dias, ganhando até repercussão internacional.

Antes de mais nada gostaria de dizer que sou plenamente a favor das manifestações "apartidárias" ou seja, que não haja partidarização do movimento, até porque "todos" esses partidos sem exceção contribuíram para atual situação que chegamos nesse país, um país corrupto, um paraíso da impunidade onde condenados por desvio de milhões continuam soltos, sem educação, saúde e segurança, para não dizer outras coisas.

As manifestações que se iniciaram em São Paulo, com uma mobilização através das redes sociais, antes levando a bandeira da contrariedade do aumento de 0,20 centavos no transporte público, foi aos poucos ganhando um apelo muito maior, levantando questões nacionais como fim da impunidade, fim da corrupção, controle da inflação, gastos públicos com a Copa do Mundo em detrimento a áreas estratégicas como saúde e educação, que aos poucos foram se espalhando por todo o país, ressoando o descontentamento de muitos.

E aos que pensavam que os protestos eram por conta dos 0,20 centavos, hoje tem a certeza que tem uma amplitude muito maior, expressando o sentimento de revolta do povo, por conta da falência do estado,  do congresso nacional, assolada pela corrupção generalizada e pela impunidade.

Ver essas manifestações tomando conta das ruas, jovens entoando gritos de ordem, cantando o hino nacional e exigindo um país melhor para se viver, é lindo de se ver, e nos faz fazer uma reflexão de que pode-se mudar o mundo, resta apenas fazermos nossa parte.

Mas como tudo tem o seu porém, existem aproveitadores de todo tipo nessas manifestações, alguns partidos, correntes politicas de esquerda totalitárias e egocêntricas, tendem a querer tirar algum ganho disso tudo, como Psol, PCO, PSTU, PCB, UJS, onde alguns até fazem parte do governo com cargos comissionados, com o intuito apenas de fazer politica, agitadores profissionais, sendo apenas alguns exemplos de aproveitadores que quererem trazer pra si os louros de uma manifestação composta por jovens em sua maioria sem identificação alguma com partidos políticos, ideológicos, apenas com o desejo de ver um país melhor.

Há ainda uma minoria ínfima de marginais infiltrados, que querem apenas fazer baderna, a desordem, depredar o patrimônio público e privado, saquear, causar confusão, pessoas que merecem o rigor da lei e que não representam os manifestantes que em sua maioria são pessoas de bem que querem apenas serem ouvidos, com a esperança de ter um país melhor.

Há ainda o excesso da polícia, em alguns casos, onde que mal paga e despreparada não sabe agir em um momento de tensão, excedendo na sua função de zelar pelo bem das pessoas em vez de atacá-las sem razão.

Mas para finalizar gostaria de dizer que apóio estritamente os manifestos, os protestos, e que só espero que esse movimento por mudanças não pare por aqui, temos um país para mudar e não será apenas por conta dos 0,20 centavos, temos que protestar, temos que exigir um país melhor, temos que pressionar os políticos, chega de letargia do povo, pão e circo nunca mais, o país cresceu nesses anos, a arrecadação de impostos é um das maiores do mundo, em contra partida temos serviços básicos como saúde e educação no nível de países miseráveis da África, por exemplo.

A mudança começa agora e não deve parar, por um país mais justo, mais seguro, mais educado, com um sistema de saúde digno, queremos um país que possamos orgulhar de ter um sistema de educação de qualidade, onde todas as pessoas tenham acesso, e não apenas estádios de primeiro mundo.

Saem as ruas, protestem, mas sem violência, pois os vândalos não me representam, muito menos a vocês!

By Estevam

sábado, 15 de junho de 2013

Programa de sábado


Um sábado qualquer, um dia como outro, passear com seu cachorro, de brincar com seu osso. Às vezes pode ser um programa divertido, passatempo de última hora, já que não tem compromisso, de passeio de além da hora, passeio sem compromisso, diversão de outrora.

Tem finais de semana, que tem tantas opções pra ir, que as vezes não dá conta, dos destinos a seguir, recusa alguns passeios, aceitas outros que chama, mas acaba indo nas baladas erradas, que chato, que drama. Mas essa é a questão, aceita uns errados que te chatearão, recusa alguns outros que divertidos serão, e às vezes fica em casa relaxado então.

Tem finais de semana que não aparecem nada, convites de outrora, convites da hora, para alguma baladinha, que possa curtir, sábado a noite com os amigos divertir. Nesse caso não tem jeito, ficar em casa é a opção, separar uma pipoca, com o frio, vinho quente e quentão, assistir um filme seria uma opção, ficar em casa curtindo a solidão.

Solidão aparente, pois pode ser divertido, ficar em casa também, com um cobertor de ouvido, assim seria perfeito, ter um programa a dois, assistindo em casa um filme, namorando depois. Com esse friozinho de outono, as noites tornam convidativas, para um programa a dois, curtindo depois, um friozinho de aquecer, dois corações, passando a noite com alguém, que tu curta depois.

Eu até gosto de sair, saio de vez em quando, gosto de baladinhas com a turma, de sair de vez em quando. Mas curto ficar em casa também, ainda mais no tempo frio, quando se está com alguém, curtindo carinhos também, de uma pessoa porém, que te faça muito bem.

Sábado na balada, em casa ou no cinema, barzinhos, passeios pelas ruas, curtindo a noite plena. De estar com quem goste, amigos, parentes, namorados, não importando o lugar, que outrora quis estar.

Mas o que importa mesmo, é a companhia de sempre, não importando o lugar, seja até em casa estar. Lugar que nos proporcione, momentos especiais, seja em qualquer lugar, balada ou no bar. Mas que seja junto de alguém, que sempre quisemos estar, pena que no meu caso, longe ela há de estar, mas em pensamento agora, ei de encontrar, de certa forma juntos, em casa ficar.

By Estevam

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Tombos e tropeços


Às vezes andamos distraídos, e tropeçamos no cadarço, cadarço do sapato, do sapato amarrado. Às vezes andamos e tropeçamos na calçada, calçada esburacada, calçada desnivelada. Às vezes andamos e tropeçamos em casa, na quina da cama, no tapete da sala, no chão do banheiro.

Mas quando caímos o tombo nunca é o mesmo, às vezes se machuca mais, às vezes se machuca menos, o estrago pode ser maior, dependendo do impacto, do seu corpo com o chão, da velocidade quase me mato.

Mas isso não importa, não podemos parar de andar, com receio de cair, com receio de andar, pois se cai, se levanta, se machuca, descansa, com curativos levanta, está pronto pra andar, está pronto pra sair.

Na vida às vezes levamos, tombos espetaculares, que quase sempre nos machucam, que quase sempre nos derrubam. Tem tombos de brincadeiras, nesses apenas sorrio, finge que nada foi, apenas um arrepio, mas quando é pra valer, tem que se recuperar logo, faz curativo agora, faz curativo logo.

Quedas, tombos, tropeços, acontecem toda vida, seja um escorregão um dia, seja um tombo na vida. Quedas sempre vão ter, resta apenas se levantar, fazer um curativo logo, pra voltar a andar. Andar e olhar pra frente, esquecer as quedas de outrora, o que passou se foi, cicatrizes de fora.

Uma certa analogia, da agonia de agora, dos tombos de outro dia, do escorregão de outrora. Falando dos momentos, das quedas que sentia, quedas dolorosas batia, cicatrizes nem se via. 

Às vezes caio e tropeço, nos meus próprios pés, noutros levo uma rasteira, noutras escorrego a pé. Mas às vezes, a própria vida nos passa a perna, machuca de toda maneira, nos derruba sem esperar, caímos sem demorar.

Mas eu não desisto nunca, pois o chão parece ter mola, que quando caímos demora, nos dá impulso na hora. Para cima, ganho impulso, levantamos sem demora, de pé ficar agora, sem alarde comemora.

Caia mais levanta, não importa a ocasião, se escorregar não fique perdido, se cair protege do chão. Impulso de ocasião, querer logo levantar, ver se não se machucou, do tombo há de curar.

Mas se machucou um pouco, vê se não demora, vai pra casa se cuidar, vai pra casa agora. Se cuidar em casa, recebendo todos cuidados, de alguém importante agora, de alguém do lado.

Alguém que se preocupa contigo, e quer o seu bem, alguem que goste de ti, alguém que te faz bem.

By Estevam

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Retratos do cotidiano


Hoje vou falar de um assunto, assunto um tanto chato, assuntos do cotidiano, de um mundo abstrato. Acordo de manhã, leio as manchetes dos jornais, greves, trânsito, violência, a que ponto vão chegar? Hoje tem greve de trens, nas cidades de São Paulo, uma greve que atormenta, quem precisa chegar a tempo, longo trajeto no momento, no trabalho me contento, não apenas em chegar, mas de chegar em tempo.

Greve que atormenta, não apenas quem usa transporte público, afeta na verdade todo tempo, afeta todo mundo, afeta quem quer se deslocar pela cidade, quem vai passear por aí, afeta alguém por perto, perco tempo de mim.

Pobre das pessoas, que moram nas grandes cidades, ficam a mercê dos problemas, que afligem as cidades. Greves nesse país, nunca se devem levar a sério, sindicatos que exageram e não fazem nada sério. Sempre tem um tom politico, de prejudicar a população, em prol de algum politico, que espera promoção.

Massas de manobras, mas quem leva a pior é a população, que precisa de transporte, saúde e educação. Mas o povo tem uma parcela de culpa, pois não aprendeu a votar, vota sempre nos mesmos, políticos que vão roubar. Roubar dinheiro público, desvio de função, de zelar pelo bem público e cuidar da população.

Mas o que se vê, não condiz com a razão, políticos desviando dinheiro da educação. Segurança e Transporte estão todos um caos, políticos só pensam neles, politico é tudo igual. Mas não adianta lamentar, pois ano que vem tem eleição, e todos novamente, os mesmos elegerão. Aqueles que não fazem nada, em prol da população, mas em época de eleição, enganam a maior parte então.

Eu sou um pouco crítico, no quesito eleição, voto apenas em quem me convence, pra ganhar meu voto então, que não faça politica apenas, mas trabalhe pela educação. Sei que esse país está cada vez mais complicado, pois a corrupção é cultural, jeitinho brasileiro, um desvio de moral.

E não apenas dos políticos, pois falta educação ao povo, falta vergonha na cara, falta vontade do povo. Vontade de querer mudar, e votar de modo correto, e não apenas votar, por por "bolsas" indiscreto. "Bolsas" de todo tipo, oferecidos pelo governo, que não atinge o objetivo, que não atinge o desenvolvimento.

De desenvolver o país, "ensinando a pescar", e não apenas distribuindo o peixe a pegar. Mas o governo, já faz isso de caso pensado, para poder manobrar, o povo desavisado. Oferece as "bolsas", em vez de conceder educação, incentivo que merece, merece atenção. Para se ter uma formação técnica, que conceda oportunidades, oportunidade de emprego, empregos de verdade. Para ganhar o seu sustento, por seus devidos méritos, em vez de ser sustentado, por uma bolsa demérito.

País que não investe em educação, merece estar na situação, de ter um IDH pequeno, parecidos com o Sudão. País que está na Africa, país pobre e miserável, espero que o Brasil não se torne deplorável. Miserável não apenas, na questão econômica, pois nesse estágio não chegamos, mas na questão da ignorância, a esse nós já passamos.

By Estevam

terça-feira, 11 de junho de 2013

Dia dos namorados


No dia 12 de junho, é o dia dos namorados, dia de ficar agarradinho, juntinho com alguém ao lado. Dia de brindar o momento, de amar, ser agraciado, dia de fazer um carinho, agarrar e ser amado.

Namorar é muito bom, eu já namorei bastante, solteiro também é bom, só não é bom nesse instante. Onde se comemora o dia, de namorar bastante, seja de dia e de noite, seja uma eterna constante.

De ficar com alguém que goste, de namorar bastante, de curtir esse momento, um carinho constante. Namorar até amanhecer, com uma pessoa especial, amante, seja namorado ou amigo, um momento único, instante.

Especial para os dois, pois amor é uma via dupla, que se dá e se recebe, recebe e não se culpa. Carinhos, amor, paixão, que as vezes cresce demais, como é bom ficar com alguém, como é bom amar demais.

Amar desde que sejas correspondido, pois amar sozinho não dá, se amar sozinho fica perdido, desiludido sempre está.

Mas nesta sexta feira, curtam todos pra valer, os casais apaixonados, que se amam pra valer. Namorem bastante, mas não apenas nesse dia, namorem o ano todo, namorem todo dia.

Mas falando de mim agora, ainda não foi dessa vez, que passarei com quem gosto, que passarei com alguém. Esse alguém está longe, meus pensamentos também, que percorrem o caminho dos seus olhos, azuis que fazem bem.

Pessoa que me faz feliz, até porque não me engano, quero alguém por perto agora, quero alguém por todo ano. Não apenas nesse dia, que é apenas comercial, namorados de verdade, se amam em tempo integral.

Seja de segunda a domingo, e não ficando entediado, amor que seja de verdade, não tem folga ou feriado.

Pra terminar então, uma mensagem para os agraciados, aproveitem e curtam o dia, e a noite dos namorados. Que se troquem os presentes, mas que seja irrelevante, presente que vale a pena, é um beijo longo constante.

Beijos que vem despertar, todo desejo que enseja, beijo por toda parte, beijo sabor cereja. Que vem acender o clímax, o clima aquece o casal, casal que curte agarrados, quentinhos, com beijos final.

Para curtir o dia, seja de noite afinal, comemorar o dia de festa, fantasia  pro casal. Namorando em casa, ou em outro lugar afinal, não importa onde acordes, um carinho matinal.

De saborear um vinho, outra bebida que seja, mas o que vale a pena depois, é  namoro com certeza. Viva esse dia, mas curta de bom grado, só não vale ficar sozinho, no dia dos namorados.

By Estevam Pontes

Outono de outrora


No outono as folhas caem, a temperatura fica mais amena, mas as estações do ano, antes mais intensas, hoje parecem mais, uma bagunça de compensa. Compensa com o vento frio, mas logo vem o calor, chuva no final do dia, vento a todo vapor.

Você acorda de manha e olha pela janela, não sabe como será o dia, será que vira virá névoa? Chuva pode ser que venha, mas ainda está sol, se vai esquentar mais tarde, preciso de um guarda sol. Mas se esfriar estou perdido, pois não levei agasalho, faça frio ou faça sol, eu não trouxe cachecol, prefiro esperar o calor da tarde, que venha me por favor, me aquecer agora ou depois, para não passar mais tarde, com pouco de alarde, um grande dissabor.

Mas as estações do tempo, são um tanto engraçadas, fazem as quatros estações, em um dia e mais nada. Tempo que nos confunde, pois não sabemos o que vestir, se colocamos blusão, um calor vem investir, mas se colocamos regata, logo passamos frio, lamentando a blusa em casa, que deixamos a fio.

Mas ainda tem a chuva, que não sabemos quando vem, previsões que nunca acertam, previsões de ninguém. Clima que nos engana, pois nunca sabemos ao certo, se vai chover agora, se vai chover ao certo. Mas é bom levar o guarda chuvas, ainda que não chova, pois resfriado agora, Deus me livre que resolva. Resolva o clima colaborar, fazendo um tempo ameno, clima de outono, clima que aceno. Aceno para que fique, um tempo bom pra sair, ficar em casa apenas, só valeria a pena, se fosse pra chuva curtir.

Mas se chover e tiver que sair, não se esqueça da sua capa, guarda-chuvas e galocha, um bote atrás das costas, pra no caso de chuva forte, que inunda tudo ao norte, deixando você ilhado, abandonado a própria sorte. Para se chegar em casa, ainda que de bote, acabado e consorte, de chegar ao lar inteiro, ainda que ao norte, esteja todo molhado, mais inteiro em casa, que sorte!

Dias de outono, que tempo mais confuso, não sabemos o que vem, São Pedro ficou maluco. Maluco ou gosta de brincar, de virar a chave do tempo, às vezes faz calor, às vezes frio a contento. Chuva é uma chave a parte, tem níveis diferentes na torneira, chuva fraca abre pouco, diluvio a tormenta.

Às vezes tem vazamentos, na torneira de São Pedro, garoa o dia inteiro, garoa todo momento. Às vezes até o céu, sofre com falta d'água, no encanamento do paraíso, falta d'água prejuízo. Do prejuízo da seca, vem a umidade zero, calor seco que atormenta, a todos porém compensa, com uma garoa ao menos, para refrescar o dia, que embora comece fria, no decorrer do dia, esquenta bem de montão.

Portanto, não se lamente, e saia de casa preparado, não reclamando de São Pedro, não reclamando ao lado, pois estamos no outono e chegando no inverno, frio e chuva são bem vindos, calor às vezes melhora, mas não venham reclamar, de São Pedro de outrora.

By Estevam

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Começo de semana


Começo de semana é sempre ruim, se não tem feriado, fica pior assim, mas segunda feira de sol, ameniza um pouco, se tivesse chovendo, um desanimo à pouco, sair de casa na chuva, ficando mais rouco, ficar mais um pouco na cama, a sonhar como um louco.

Semana que promete, ser bem agitada, com muito trabalho, trabalho e mais nada. Nada que possa ser tão estressante, com trabalhos a fim, queria mesmo que fosse feriado no fim. Fim da semana que às vezes, demora a chegar, quanto se quer que passe rápido, mais demora a passar. Passa devagar, ou passa mais rápido, passa como deve ser, passa ao anoitecer. Anoitece e amanhece, mais um dia se foi, resta mais quatro dias, a semana já se foi.

Dias que passam rápido, quando não se quer que passe, mas quando quer que voe, demora uma eternidade. Eternidade que dura 5 dias, para que chegue o final da semana, final que dura tão pouco, de tão pouco, nem curti, curti apenas um pouco, de tão rápido, "ô loco"!

Engana pois passa voando, quando se está em casa, acorda ainda dormindo, dormindo e mais nada, e quando se dá conta, o sábado já se foi. Só resta agora torcer, sorrindo depois a dois, para que seja demorado, para que passe depois, pois já seria o domingo, esse eu já nem conto, fico a contar as horas, parece que falta horas, passa tão rápido outra, passa tão rápido assim.

Final de semana que chega, mas que logo se despede, fica mais um pouco aqui, fica mais um pouco se achegue. Que demore um pouco a passar, e que não passe voando, anunciando de novo, um final de semana de encanto, de encanto que renova, meus desejos de então, que demore a passar, que não passe então.

De começar mais um dia, de segunda em diante, espero que passe rápido, espero que adiante. Para que se chegue logo, mais um final de semana, que logo se anuncia, que agora principia, que deveras logo inicia, mais um sábado que anuncia, pra curtir esse dia, que não quero que passe, apenas renuncia.

Que venha o final de semana, contando no relógio, que não demore assim, que não demore no fim, segunda já foi metade, faltam 4 dias e meio, para se chegar o sábado, para se chegar anseio.

By Estevam

domingo, 9 de junho de 2013

Tempo pra ser feliz


Chegamos a metade do ano, ano esse que passa corrido, metade dos meses já foram, metade que falta vem vindo. É incrível como o tempo passa depressa, ele não anda, ele voa, anda de jato agora, de foguete ele voa. Voa de certa forma mais rápido, e nem vemos passar, lá se foi nossos planos, temos que correr a realizar. Alcançar nossos objetivos, que traçamos no inicio do ano, planos que idealizamos, no decorrer do ano, de realizar antes do tempo, antes do final do ano.

Mas não se preocupe, o ano ainda não acabou, falta outra metade, o ano não passou. Pode passar mais rápido, mais ligeiro que imaginamos, dias de cada dia, dias depois de ano. Ano esse que está sendo bom, pelo menos para mim, conhecendo gente nova, conhecendo pessoas a fim. Pessoas que acrescentam, mas dias a nossas vidas, que se continuar assim, mais dias terei em fim. Dias para poder, realizar meus objetivos, de chegar ao fim do ano, ao final dos meses engano, mais um ano desencano, de dias a mais em fim.

Dias a mais que me animam, quando se acrescentam mais horas, dias de todo dia, horas de todo hora. O tempo passa para todos, não podemos parar o relógio, podemos apenas dizer de um momento, que para alguns passam mais lento, e para outros não demora. Demora porque fica eternizado, quando se quer parar no tempo, curtindo cada momento, com o tempo eu me contento.

Contente de ficar com alguém, que te faz flutuar nas horas, mas que pára no momento, com um beijo me esquento, de fazer parar o tempo, das horas que no momento, dos momentos calorentos, que não esqueço jamais.

O tempo pode passar, seis meses se foram então, tem ainda outra metade, para fazer o que lhe agrade, repetir o que fez bem, mudar o que lhe convém, não esquecendo porém, de viver com alguém, os meses que logo vem. Antes que o ano acabe, acabe antes do tempo, de fazer planos com alguém, que lhe faça todo bem, antes que o ano termine, de saudades porém, e termine sem alguém.

Portanto, faça desses seis meses, mais um ponto de partida, para concertar os erros, erros na medida. Refazendo os acertos, para que continuem dando certo, de ficar com alguém por perto, de ficar já-lhe aperto, que te fazem todo bem, mesmo que esse alguém, esteja longe porém.

Mas encurtando o tempo, para se chegar mais perto, de ficar já me alegro, mesmo de longe já me apego, de perto já me alegro, do lado me apaixono, grudado eu me emociono, com beijos que ela tem, doces macios porém, que não desgrudo de alguem, esse alguém que me faz tão bem, que nunca me deixe, amém!

Ficar simplesmente não precisa do tempo, precisa só da vontade, que alegra o momento, todavia imenso, de estar todo momento, que seja de todo intenso, intenso por toda vida, imenso por um momento. E que seja eterno assim, mesmo que o tempo possa impedir, que os sonhos se realizem, do o tempo que nada diz. Mas o ano não terminou ainda, tem alguns meses à frente, para parar o relógio do tempo, do tempo pela frente, parar o relógio das horas, do tempo que refiz, que agora não demora, tempo pra se viver agora, tempo pra ser feliz.

By Estevam

sábado, 8 de junho de 2013

Um sábado de sol


Sabe aqueles dias em que tu levantas animado, mas logo de cara tropeça no chinelo, dá de canela na quina da cama, escorrega no tapete da sala, vai tomar banho a água não esquenta, passa frio se levanta, não encontra sua calça favorita, seu sapato o cachorro acabou de comer, suas meias viraram bola de criança, e quando imagina que tudo de ruim que poderia acontecer já tenha acontecido, descobre que errou o dia e acabou de perdeu a consulta médica que estava marcada a um mês atrás... que dia!

Mas calma, isso não aconteceu comigo, pelo menos por enquanto, foi apenas um modo de dizer que todos passamos por dias ruins, dias que tudo parece dar errado, mas não se deve aborrecer, pois o sol se põe, a lua vem e ao amanhecer se anuncia um novo dia, com um novo script, um dia novo para compensar o anterior, pois a vida é assim feita de dias bons e outros nem tanto, vivemos em uma gangorra de altos e baixos, o que não se deve é deixar se abater com momentos ruins, pois tudo passa, como diz o ditado, tudo passa, o ferro passa, a uva passa também, e pra completar, na vida tudo é passageiro, com exceção do motorista e cobrador... rs

Faça de dias ruins um aprendizado, onde extraímos alguns ensinamentos, como acender a luz ao acordar para não tropeçar nos chinelos, e portanto não dar de canela na quina cama, além de enxergar o tapete para evitar um tombo, por exemplos! Claro que a parte do cachorro comendo os sapatos é mais complicado se tens um cachorro que adora mastigar as coisas, e pra quem tem sobrinhos, uma  bola de meia vira diversão mesmo com uma bola de verdade ao lado...

Mas em fim hoje é sábado, está um belo dia de sol em São Paulo, um calorzinho atípico para esse período, ótimo dia portanto para passear, curtir o dia com alguma pessoa especial, e já que o dia dos namorados cai em uma quarta feira, seria ótima oportunidade para curtir esse belo dia a dois, aproveitando para namorar de forma antecipada comemorando o dia do casal.

Sábado de sol, dia de lazer, lazer a dois é melhor, melhor não desfazer.  Desfazer de um passeio, para curtir a relação, passeio no parque é bom, passeio no shopping também. Seja onde for, não importa onde seja, passeio com alguém que goste, isso todos desejam. 

O passeio é o de menos, pois o que importa é a companhia, pode ser de noite ou de dia, mesmo que todavia, se ficar a dois um dia. Todos querem ter alguém especial, para curtir um lazer, seja por pouco tempo, seja por muitas vezes talvez. 

Hoje está um dia lindo lá fora, mas às vezes quem gostamos esta longe, fica a dica então, se curte alguém de montão, não faça além, apenas olhe pro céu, imaginando alguém, que possa estar olhando no mesmo instante, desejando o que convém, um passeio além das nuvens, do céu com alguém.

Curtam o sábado, não deixe passar em branco, de branco já não bastasse, das nuvens do céu me encanto. Nuvens do céu que vem e vão, mas vão sem um rumo certo, ficam a sabor do vento, de um futuro incerto. Mas vou curtir o céu azul, isso já tenho em mente, de curtir o dia de sol, curtir um dia decente. Decente no sentido da beleza, de um sábado de sol, ficar em casa é desperdício, ficar em casa no sol.

Agora já vou indo,  pois já foi metade do dia, logo termina a tarde e a noite se anuncia. Espero que tenhas curtido a leitura, pois hoje não escrevi tanto, espero que tenham gostado, do meu texto me encanto. Até um novo dia, para escrever algo novo, que seja mais criativo que seja algo novo. 

Curtam o restinho do dia, que aos poucos vai indo, o dia passa corrido, o dia passa voando. Para não se arrepender depois, de não aproveitar a tarde, tarde de sol que vai, tarde de sol que vem, se ficar trancado em casa, perde o sábado de vez e talvez não tenhas chances, de curtir outra vez.

By Estevam

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Quermesses e quentão


Eu adoro essa época do ano, pois é tempo das festas juninas, festas que tanto me alegram, festas que me animam. Gosto das quermesses, que fazem voltar no tempo, no tempo de criança, no tempo do meu tempo. Tempo que dançava quadrilha, vestido de caipira, olha a chuva, já passou, o compadre já voltou. Tempo que enfeitava as ruas, as barracas de quentão, gostava de maça do amor, gostava muito então.

Gostava também de pipocas, do correio elegante, gostava das caipirinhas, gostava de muita gente. Era uma festa bem animada, onde todos se reuniam, famílias que organizavam, famílias que todos iam. Era um tempo muito bom, hoje já não é igual, a quadrilha quase não tem, as barracas antes cheias, hoje não tem quase ninguém.

Gostava também de cachorro quente, da barraca do pé de moleque, bolo de fubá e milho, gostava de vinho quente, gostava de muita gente. Gente que hoje prefere ir, ao shopping em vez da quermesse, onde levam as crianças, playland ou um cinema, cinema sem muita gente.

Mas nem as quermesses são as mesmas, perderam a nostalgia, perderam a simplicidade, perderam toda magia. Magia da alegria, de criança a festejar, dançar quadrilha vestido, de caipira a brincar. Brincar todo vestido, de caipira da roça, bigode de carvão, calça rasgada então, camisa xadrez de montão.

Mas ainda curto essa época, que me faz relembrar a infância, das quermesses que eu ia, das noites de caipira, que vivia então. Eu gostava de mandar correio elegante, para as "caipiras" do lado, e esperar a reação, se gostasse devolvia, com um beijo então. Paquerar em uma quermesse, era uma coisa boa, comprava maçã do amor, mordia com um sabor, de beijo com muito amor.

Mas nem toda a magia se foi, ainda resta um pouquinho, há quermesses que mantem, as tradições que outrora, me fizeram tão bem. Ainda tem as barracas, de pipoca e quentão, vinho quente que vicia, maçãs do amor que delicia, que outrora já fizeram, dos meus beijos de então, doces beijos de quentão. E que saudade da barraca do beijo, dos correios elegantes, da quadrilha dançando, das caipiras eu beijo.

Quermesses e festas juninas, de São Pedro à São João, Santo Antônio era preferido, das mulheres então. Olha a cobra na estrada, é mentira gritam então, olha a chuva que vem vindo, já passou faz um tempão. Que saudades de dançar quadrilha, de caipira também vou, curtir a quermesse que alegra, de caipira eu vou.

Mas vou curtir as quermesses, que ainda resistem ao tempo, das festas de caipiras me lembro, das diabruras então. Vou separar minha calça e camisa xadrez, chapéu de palha e carvão no rosto, curtir a quermesse então.

"Bas tarde cumpadre", óia os trem que bom, gostoso é curtir a dança, festa junina de então."

By Estevam

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Motivos aparentes


Hoje vou pedir licença, para falar de algo sério, falar do dia-a-dia, isso é um caso sério. Sério porque os dias, passam com frequência, acontecem coisas boas, se for ruim agente aguenta.

Uns dias acordamos felizes, e não sabemos o motivo, sorri e não se aguenta, e no decorrer do dia, um motivo nos contenta. Tem dias que tudo acontece, em outros nada se vê, mas o importante no dia, vivendo agente vê.

Vemos motivos de festa, às vezes motivos aparentes, motivos de alegrias, motivos de sempre. Mas quando ficamos assim, é porque algo novo aconteceu, aconteceu sem esperar, eu devo considerar, mas não quero esperar. Considerar o que vem pela frente, espero que coisas boas, coisas que me fazem bem, coisas que não destoa. Se destoar não é tão bom, pois isso pode machucar, criar uma expectativa assim, não precisa, espere o fim.

O fim deve demorar, pois ainda está na começo, de conhecer alguém, de saber o seu apreço. Apreço que desejamos, que não seja descartável, gostar de alguém em fim, espero que seja assim. Assim como planejamos, mas nem sempre sai assim, da forma que imaginamos, que não seja o fim. O fim é logo ali, mas espero que estejas longe, de conhecer alguém, mesmo que de longe, esperando que o resultado, seja o esperado, mesmo que de lado, aguarde o resultado.

Resultado que às vezes demora, para se chegar a um consenso, de saber o que se passa, seja qualquer momento. Momento que se conhece, mas prefere aguardar, e deixar que o futuro explique, explique por demorar. Mas o começo é sempre assim, nos empolgamos fácil, só não desejo que se perca, o desejo perde fácil.

Mas se depender do desejo, isso vai demorar, se deseja perde a linha, se a linha a procurar. Procurar uma resposta, que se sabe mais ou menos, comparando que se mostra, do resultado agente gosta, se não gosta mudo as linhas, reescrevo o resultado, para não ficar sozinho, sem ter você ao lado.

Lado que tem dois lados, um certo, outro errado, bem me quer, mal me quer, sempre tem um lado. Lado certo e lado errado, um lado que se escreve, mas não se sabe ao certo, se o lado B é o certo ou lado A o errado. Mas não importa o que aconteça, acordei de bem com a vida, se for me chatear mais tarde, não quero saber de alarde, o que vai acontecer, viver sem saber o final, sem o final saber.

Um dia de cada vez, se vive a espera de quem gosta, se demora diz que sei, se não sei a resposta. Uma hora ficarei sabendo, isso que importa, mas até saber viver, isso me conforta. Estou feliz agora e não preciso de respostas, se vier parabéns, se não vier porém, não preciso também, de chegar a uma resposta.

Viver sem saber o fim, nem do meio, nem do começo, viver apenas do meio, do final do recomeço. Viver apenas do fim, não sabendo o começo, esperando de novo o fim, esse é o recomeço. Te conheço e te aprecio isso não tem preço, se for até o fim, que seja desde o começo.

By Estevam

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Quando acordo atrasado


Caí da cama mais cedo, pensando que estava atrasado, mas olhei pela janela, escuro e nublado. O bom que tinha mais algumas horinhas de sono, mas não me animou muito, pisquei o olho de novo e já clareou tudo. Às vezes fico a pensar, como o tempo passa rápido, quando se acorda mais cedo, dorme, cai no sono de novo, e acorda atrasado.

O engraçado é que quando se atrasa, tudo você faz mais rápido, toma banho em 5 minutos, se troca em alguns segundos, toma café de pé, se apressa pra sair, quando se percebe já foi, alguns segundos depois. Mas nem tudo é ruim quando se atrasa, pois você otimiza seu tempo, faz as coisas depressa, se apressa no seu tempo. Tempo de chegar a tempo, no trabalho que te espera, se o ônibus não atrasar, o cliente o espera.

Espera porque não tem jeito, pois o tempo não pára, ele continua a rolar, passa as horas muito depressa, com os ponteiros a andar. Ponteiros que andam depressa, quando se está atrasado, parece que anda até, de cavalo avoado.

Mas o dia tem poucas horas, gostaria que tivesse mais, para fazer as coisas, que não consigo mais. Dormir é uma delas, graças a internet, que me rouba algumas horas, me distraio pela net. Facebook às vezes atrapalha, pois parece mais um vicio, de ficar um pouco mais, dormir já  ficou atrás. Mas o sono parece que não vem, ou brinca de esconde-esconde, de noite desaparece mas de dia me aborrece.

Mas não fico chateado, às horas são assim, se passam rápido reclamo, reclamo em fim. De passar as horas quando não se quer, ou apressar quando se quer, nunca estamos contentes, nunca estamos de pé. De ficar mais algumas horas dormindo, ou navegando na net, na verdade o que falta, no relogio da vida, é mais alguns minutos, para se curtir a vida.

Navegar é preciso, na internet da vida, vida que se navega, navega por toda vida. Internet que nos vicia, vicia por todavia, podemos até ficar com sono, com o rosto no teclado, mas não largamos a net, que venha de bom grado. Sono, atraso, vicio, vida contemporanea, sono que nos vicia, vicio que não contenta, atraso que nos vicia, sono que nos contempla.

Dá próxima vez, colocarei dois relógios, para não perder a hora, hora de toda hora, o tempo das minhas horas. De acordar no horário certo, que dê tempo de me programar, antes de sair de casa, com o relógio não olhar.  Quero um tempinho extra, antes de sair de casa, horas sabe pra que? dar uma olhadinha na net e na tv, pra não perder meu tempo, olho as horas no pc, quem sabe não perco as horas, quem sabe eu perco sem ver.

By Estevam

terça-feira, 4 de junho de 2013

Trajeto a me guiar


Eu gostaria de ter uma bússola, ou um GPS a me guiar, para não errar o caminho, caminho ei de tentar. Tentar acertar o rumo, que minha vida deve tomar, rumo que não encontro, estrada a me guiar. Guiar os meus passos, para o infinito encontrar, escolher o caminho certo, com o sol a guiar.

Guiar durante o dia, pois a noite quem guia é as estrelas, mas a noite tem que ser clara, pois no escuro não me acho, se não estiver claro, no escuro me despacho, a procurar uma luz, que possa me guiar, que seja da lua, claridade do luar, me achar nas noites claras, que noite indicar, que seja o caminho certo com a lua a me guiar.

Lua de brilho intenso, nas noites de lua cheia, que clareia o caminho, caminho que norteia. A encontrar um rumo, que eu devo prosseguir, para encontrar o caminho que devo seguir. Seguir não sei pra onde, pois a luz é quem guia, para encontrar a trilha certa, que de noite me guia.

Desperto a andar sozinho, mas queria que fosse com alguém, a me mostrar o caminho, que agora me faz bem. Bem seria se cruzasse, com caminho do coração, mas esse ninguém sabe o trajeto de então. Trajeto que muda sempre, esse é muito complicado, nem GPS nem bússola, indicar o resultado. O resultado do trajeto perfeito, ou o menos complicado, trajeto que se procura, trajeto inominado.

Inominado porque ninguém sabe, o nome do caminho, pois cada um tem o seu, o seu próprio caminho. Caminho que não se encontra, no google maps, nem gps, caminho do coração, eis a minha questão. Questão de procurar, e nunca se abater, um dia tu vai se achar, no caminho de alguém.

Espero que esse alguém, faça algo de bom grado, lhe indique uma trilha, para fazer do lado. Trajeto de encontrar o caminho, que procuras desde então, para que sejas recompensado, com o caminho na visão. Visão que pode mudar, ficar mais nítido a cada dia, quando o caminho chegar, no clarear do dia.  Pode ser mais complicado, pode ser uma amargura, achar o caminho que procuras, achar o caminho que figura.

Mas não desistas nunca, quem disse que era fácil, encontrar o caminho, que agora me desfaço. Assim vou continuar, a buscar uma trilha, que me leve para o caminho, caminho que desafia. Desafio é um jogo, que precisa ser vencido, vence quem chega lá, chegar lá me convence. Mas estou na trilha certa, o caminho é questão de tempo, de encontrar o meu guia, que me leva a contento.

Estou enchegando o caminho, que parece clarear, estou no caminho certo, com o coração a me levar. Agora só falta um pouco e não quero parar, quero encontrar o caminho que vou compartilhar, com o GPS do coração, alma e desejo a me guiar, agora não me perco, eu vou encontrar.

By Estevam

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Meu aniversário


Tem um dia no ano que podemos chamar de nosso, é um dia especial, em que nele tudo posso! Um dia que certamente, você receberá alguns mimos e parabéns, mas que gostaria mesmo era estar com alguém. Dia de aniversário, é um dia especial, um dia de agradecer, um dia essencial. Essencial por se passar mais um ano, mais um que se foi, ano esse que não volta, voltaria pra depois.

Às vezes se conta os anos, às vezes anos não se contam, mas eu conto pra todo mundo, os anos que nada conto. Anos esses bem vividos, que muitas saudades tenho, dos aniversários em família, da família que eu tenho. Família que sempre me acolheu, nos dias de aniversário, presentes e carinhos, de uma vida eu ensaio. Ensaio de ficar mais velho, mas ainda nem tanto, fiquei velhinho mais um ano, um ano devagarinho.

Devagarinho os anos passam, em mais uma primavera, quero estar ano que vem, comemorando deveras. Assoprando mais uma velinha, em mais um aniversário, mais um ano que se passa. quem dera eu ano que vem, de novo comemorar, mais um ano que já vem.

Às vezes gostaria, de fazer o relógio do tempo parar, para não ficar velhinho, e no tempo congelar, congelar os bons momentos, que agora estou curtindo, mais um aniversário que até de noite eu sinto. Sinto que o tempo as vezes passa, mas não é de todo ruim, passa pra todos e pra todas, passa pra todos em fim.

3 de junho é meu dia, isso eu não me esqueço pois o meu aniversário é um dia de apreço, apreço por mim mesmo, pois é o dia que nasci, se nasci neste dia que seja meu dia em fim. Mas tem gente que fica melhor com o tempo, se parece com o vinho, passa os anos devagar, e a cada safra melhorar. A safra seriam aniversários, da bebida decantar, melhora com os anos, o tempo já vai passar. Passa pra todo mundo, pois o tempo não volta atrás, então curta cada momento, com o tempo aproveitar.

Portanto, vou curtir meu dia, pois é o único do ano, nos outros dias me esqueço, isso não me engano, mas não quero lembrar outros dias, quero lembrar o meu dia de hoje, alegria de contenda, alegria de sabores. Quero muitos parabéns e curtir o meu dia, dia esse que me vem, uma vez no dia. Dia de aniversário, só quero uma coisa, me mandem parabéns, mimos sem desdém, hoje de dia e de noite mimos de alguém.

By Estevam