Qual sua opinião sobre o Blog?

Total de visualizações de página

Translate

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Nostalgia



Uma quarta feira, um dia de feriado, dia internacional do trabalho, eu em casa contando às horas, sem ânimo para sair, sem opções para me divertir, assistir tv? Nem pensar,  Vale a Pena Ver de Novo e Sessão da Tarde já foram melhores, ouvir musica?  um bom programa, acessar a net? um passatempo, escrever? um alento, conversar com alguém? quem sabe, namorar? bom essa deixo para quem tem a oportunidade de curtir as horas ao lado de alguem especial.

Diante da falta de opções para preencher meu tempo, olhando fixamente para minha cama, ora repleta de roupas em cima, me senti obrigado a dar um jeito no meu quarto, certamente não era o programa dos meus sonhos para um feriado, muito menos o que imaginava para um dia de folga no trabalho, mas também não era de todo mal, assim sendo, decidi dar uma "geral" no quarto.

Com a correria do dia-a-dia, e com a falta de tempo, resultado do estilo de vida moderno, deixamos de fazer algumas tarefas básicas domésticas, como por exemplo a limpeza do nosso quarto, adiando "ad eternum" até surgir um tempinho livre para colocar em ordem, mas que uma hora teria de ser executado e certamente será por mim mesmo. Assim, mãos a obra, ou melhor mãos na vassoura, e para distrair, nada como colocar uma seleção de músicas dos anos 80's, uma boa hora para nostalgia? Talvez, mas ajuda na labuta!

E o que se desenrolou a seguir não foi uma simples faxina em um quarto bagunçado, mas sim um mergulho no tempo, relembrando fatos e momentos marcantes de minha vida através de fotos e objetos encontradas em um canto escondido do meu guarda roupas. Empoeirados e desgastados com o tempo, servindo como um retrovisor para tempos passados, tempos estes que não voltam mais, mas que marcam nossas vidas, fazendo parte dos capítulos que compõem o nosso livro da vida. Apartir daí, a limpeza foi ficando para segundo plano e me coloquei a relembrar fatos e momentos que fizeram parte da minha infância.

Aliás, a saudade é um sentimento marcante, às vezes se confunde com a tristeza, talvez seja por isso que muitas pessoas que passam por momentos de perda de algo importante, regridem da saudade para a tristeza e da tristeza para a depressão, buscando um refugio talvez, para não enfrentar a realidade, tornado sua vida e das pessoas a sua volta tristes e angustiantes.

Por mais que sentimos saudades de algo, de um tempo passado, de pessoas, seja através de uma musica ou uma fotografia que nos faz relembrar de algo, é sempre dolorido e via de regra, sempre nos deixa com o coração apertado, um momento nostálgico que nos faz querer voltar no tempo e vivenciar aquele momento pela segunda vez.

Mas como diz a célebre frase de Shakespeare, "A vida é uma peça de teatro que não nos permite ensaios", assim, devemos viver a vida de uma forma única e intensa, não se pode refazer as cenas da "peça ou atos" que compõem as nossas vidas, ou mesmo mudar fatos passados... Os erros ou acertos, estes ficarão marcados no tempo, as boas lembranças assim como as desagradáveis idem, mas restá-nos, em momentos como esse nostálgicos, recordar de uma maneira saudável, para que a saudade nos permita reviver mesmo que na imaginação um tempo que não volta mais, saudades sim, tristeza jamais.

Esse texto eu dedico a minha saudosa e queria mãe, que nos deixou há quase 3 anos atrás, a quem sinto muitas saudades e a quem me faz tanta falta.. Mãe Te Amo para sempre!


By Estevam

2 comentários:

Denise Corrêa disse...

Caro Estevam, primeiro quero dizer que realmente SINTO MUITO pela sua Mãe, não sabia desse ocorrido...
No mais o parabenizo pela sutileza e inteligencia como utiliza as palavras, como se expressa tão bem a ponto de quem ler seus textos, é capaz de sentir o que tu esta sentindo...Adoro a forma como tu faz isso tão bem...
Sabe... ao ler esse texto tive um momento flashback. Que saudade! E o mais engraçado é que todas as vezes que sinto saudade,o que esta a minha volta para...Congela... Nada mais importa a não ser esse sentimento doce e profundo,mais as vezes também um pouco triste e doloroso.
Resumi tudo o que tu disse em uma única frase que diz o seguinte: "Nostalgia é saudade do que vivi,melancolia é saudade do que não vivi." Carlos Cony

Desertos Verdejantes disse...

Bom dia Denise, agradeço as palavras de carinho, realmente foi uma perda que desestruturou toda minha família, foi um momento muito dificil, que ainda se torna mais dolorido nessas épocas festivas como dia das mães e nos finais de ano onde a familia se reunia, mas enfim a vida segue e nós também. E quanto ao conteudo do texto, agradeço a contribuição com os comentários, eu tenho muitas recordações da minha infancia e procuro sempre recordar e preservar essa fase feliz da minha vida. Mas como disse, tem q preservar a nostalgia, a saudade e não ficar apenas lamentando os infortúnios. E belíssim frase que postou.