Qual sua opinião sobre o Blog?

Total de visualizações de página

Translate

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Feriado da semana


Semana mais curta, feriado no meio, meio de semana, não tenho receio, de viajar para onde quiser, de malas prontas pra que der e vier. Destinos não faltam, falta mesmo é tempo, de poder viajar e curtir  todo momento. Momento de lazer, de descanso afins, praia, litoral, montanha, não importa o fim.

Não importa o destino, se vais viajar, volte no domingo, a feliz a cantar. Pode até estar cansado, mas curtiu o feriado, cansado até descansar, descansado até voltar. Para sua rotina de segunda, de trabalho na volta, se queres relaxar que seja envolta, de lembranças de fotos, congeladas no tempo, de lembranças dos passeios e de cada momento.

Feriado é sempre bom, viajar melhor ainda, pena que o feriado não faz parte da rotina. Rotina de dias em casa, de passeio com a família, mas se for viajar, que seja com a minha. Feriados em casa com a família  não é muito bom lembrar, queria estar bem longe, na areia andar. Areia da praia deserta, que encanto só de vista, queria pegar um sol, lendo uma revista. Mas bacana seria na Serra, Campos de Jordão, Gramado, Canela, lugares gelados, de frio calejados, de touca e luva, um frio de matar, matar quem está vivo, de frio adorar. 

Mas ainda tem o campo, com ar puro respirar, cheiro de esterco de vaca, de cavalo no ar. Cheiro de roça, de mato e de terra, cheiro da natureza que nos revela. Cachoeiras e lagos de pescaria, essa é a vida que queria, curtir o feriado de dias prolongados? de bom grado eu ia. Ficaria todos os dias, do feriado prolongado, só na volta iria dizer, volto com todo agrado.

Dias na fazenda, de energias renovadas, energias essas da minha vida, de pilhas trocadas. Seja na serra, no campo ou na praia, mas não importa! O certo é quando voltar, sua alma estará mais leve, sua mente descansada, seu corpo relaxado, de descanso não me canso. 

Fim do passeio, inicio da volta, trânsito, correira, desânimo, ninguém concorda. Mas vale a pena, um congestionamento pegar, para sair de lazer, e depois retornar. Cansaço na ida, descanso na volta, parado no trânsito, incomodo revolta. Vale a pena ir, vale a pena voltar, com prudencia na estrada, com cuidado a zelar.

Mas feriado, não passe tão rápido, fique mais um pouco, não seja tão louco, de voar tão depressa, fique até a semana que vem, fique mais um pouco, senta toma um chá, não fique tão pouco. Mas se for, logo volta, não demora muito e já retorna, com novos planos e novos passeios, isso é bom isso eu anseio. Feriado vá.... mas volte!

By Estevam

terça-feira, 28 de maio de 2013

Dias frios


Tem dias que, um dia parece noite e uma noite sem estrelas, tem noites que a lua ilumina de tal forma que parece dia, tem dias e noites que parecem uma harmonia, claro ao amanhecer, escuro ao anoitecer, mas não importa, dias são claros, só basta querer, noites escuras, não tente deter, o ciclo natural da terra, uma hora em cima outra hora em baixo, buscando a sintonia.

Mas não fique embaixo do cobertor, com medo da escuridão, o céu pode estar nublado e escuro, mas a lua está lá com as estrelas de companhia, a clarear os caminhos, de vida inteira, vida faceira, de tempos frios a vida inteira.

Vida que nos dias frios, requer aquecer, com boa companhia, a vida tecer, vida gelada, gelada de frio, frio da madrugada, sem coberta esfrio. Como um rio congelado, de baixa temperatura, uma pedra de gelo, de gelo na rua. Baixa de frio, falta ternura, ternura de um companheiro, que de tanto me faltar, me leva de certa forma a ficar, num eterno devaneio . Companheiro que venha,  aquecer o meu corpo, gelado de frio, encolhido eu sofro. Sofro até quando, respiro bem fundo,  frio que nunca acaba, frio deste mundo. 

Aqueça-me por favor, com gentileza lhe peço, não demore tanto, antes que despeço, sumindo debaixo das pedras, de gelo amontoa, pobre coração, uma prece entoa. Esquente por favor, não seja atoa, meu corpo lhe pedi, a prece destoa, do calor que não me empresta, da vida gelada, que pouco me resta. Me faz um favor, peço-lhe pelo amor, de vida aquecida, de sonho despido, do calor apaixono. Quero seu corpo, em cima do meu, me devolvendo o calor que as vezes é meu. 

Calor compartilhado, entre duas pessoas, esquenta e deixa esquentar, qualquer pessoa. Mas só quero seu calor, que me faz aquecer, não me deixe morrer, de frio anoitecer. Do seu corpo eu desejo, do seu calor eu imploro, me aqueça por favor se não eu choro. Me deixe aquecido, mas não me abandone jamais, se me aqueces de noite, porque tu já vais? Quero por essa noite, quero por todo inverno, se quero me aquecer no frio? a ti me revelo. 

Calor intenso, que a vida requer, vida pré-aquecida, de tempos até. De tempos de viver, nos seus braços arder, não quero mais sair, não quero mais perder. Um calorão e tanto, que me encanta e me aquece, se estou quente agora porque me esqueces? Fique para me aquecer no frio, para não desaparecer, debaixo das pedras de gelo, ao amanhecer...

By Estevam

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Na janela


Não quero olhar para o passado, eu miro agora o futuro, imaginar o que já passou, vivenciar me aventuro. Viver um dia de cada vez, mas com prudência deveras, se viver não é legal, eu revejo na janela. Janela de uma vida, vida que se revela, quantos amores nela passou, passou por onde atrela. Atrela algumas paixões, de amores correspondidos, se não corresponde porque choras? choras um tanto sentido. Nos momentos que passaram, como num carro em movimento, retrovisor, espelho da alma, olho a cada momento. Lamentando um passado que já foi e não volta atrás, se fosse bom era presente, presente nunca mais.

Um futuro que ainda será escrito, com lápis e borracha, se errar apaga e esquece se acertar escrevo a tinta. Tinta que não se apaga, mas prefiro é a lápis, se for para errar de novo, com a borracha sem alarde. Acerta mas não corrige, da forma como se quer, deixará rastro na folha, de branca fica café. Um erro não se corrige, da forma como se pensa, tem erros incorrigíveis, tem erros de contenda. De errar de vez enquando, que não se machuque ninguém, pois errar por engano, machuca sempre alguém.

Mas nem todos erros são assim, tem uns que não se apagam, ficam nas folhas de baixo, ficam um rastro de letras, ficam destacadas em baixo. Que se conjugam escritas forçadas a mão, não foi de lápis nem tinta foi de solidão. Erros de partidas, de chegadas não importa, na janela da vida não existe a porta. Existe sim um lugar, que se mira o passado, imaginando o presente, sonhando com bom grado. De ter um belo futuro sem que sofra no passado, quem dera poder escrever um futuro do meu lado.

Lado de uma moeda que gira na descida, jogada por alguém na distância desmedida. Distância de quem ama, ama mas não aceita, se aceita diz que ama, se ama diz que rejeita. Rejeita da boca pra fora, pois não quer admitir, que ama com carinho, não quer se ressentir. Ressentir é bem ruim, quando se quer alguém, se pensas diz que não pensa, se pensa diz que sim. Ao encontro da amada, que sempre o fez sorrir, sorri pra quem te ama, sorri pra te ver feliz.

A vida é uma eterna rima, com desfeixos diferentes, queria amar você, de forma diferente. Se amo de dia a noite reclama, me amas de noite o dia me chama, para unir a chama da noite, que o dia reclama, amor chama, desejo, de noite e dia na cama. Cama que nos comporta, de chamas, de desejos, queria amar você com todo o ensejo. Mas no inverno eu me aqueço, em ti todas as noites, olhando pela janela, lembranças dia e noite. De um passado na janela, que teima em reacender, meu desejo que desperta, de certa forma acarreta, um desejo de ti ver. Viver de novo um dia, um dia reviver. amor que já passou, amor que já voltou.

E para terminar um último parágrafo dedicado a um anônimo que comentou um de meus textos:

Sou um advogado que conhece de leis, mas de palavras nem tanto, sou apenas um curioso, das palavras me encanto. Às vezes escrevo aqui, um esperto diz que é plágio, mas não me diz de quem, que seria o meu plágio. Escrevo da minha mente, que às vezes me revela, poesias e frases que de noite se revela. Escrevo nesse blog, mas não procuro fama, quero apenas descrever algumas frases na cama. De rotinas de dia e noite, da noite ninguém reclama, é um ágil  necessário, para vir aguém dizer, que meu texto é um plágio. Pena de quem pensa assim, pois não me conhece direito, se conhecesse saberia que mereço respeito. Escrevo de passsatempo, as palavras vem e vão, só quero dizer uma coisa, se não gosta dos textos? não leia então.

By Estevam

domingo, 26 de maio de 2013

Rock in Roll das antigas




Eu já fui rockabilly, de acompanhar o movimento, de vestir jaqueta e bota, de dançar todo momento, dançar era difícil, pois não tenho molejo, twister e doo wop, tinha o meu apreço. Músicas dos anos 50's, do estilo de vida eu curto e das festas nas garagens, Gene Vincent, Buddy Holly e o rei Elvis, o mito!

Época de efervecência, mas o tempo tem que seguir, comecei a curtir outras bandas, bandas que me fizeram feliz. Rock antigo dos anos 60's, vieram os Beatles, Rolling Stones e James Brown, que mudaram uma geração, da musica não tem igual.

Na esteira dos anos 70's vieram as bandas clássicas do rock, The Clash e Black Sabbath, de Ramones a Deep Purple, bandas de uma época que nunca mais voltará, com Sex Pistols, Led Zeppelin, Pink Floyd, época que nunca mais terá.

Após vieram os anos 80's, período que vivenciei, não por muito tempo, tempo que não voltarei. De ouvir bandas como Kiss, de festinhas em casa de amigos, danças coreografadas, de punk rock, antigo!

De Legião Urbana à Barão Vermelho, de Ira a Paralamas, de Capital Inicial à Titãs, rock na veia, a essencia! que depois dos anos 80's nunca mais viria a ser.

Tínhamos o Rock in Rio, festival lindo de ver, vendo o Queen arrebentando no palco, marcando época pra valer. O primeiro e o único, depois vieram os outros, mas não foram mais os mesmos, acabou com o rock aos poucos.

Dos anos 80 da moda extravagante eu via, do new age de roupas coloridas, a roupas rasgadas, vestia. Um pouco de rebeldia, punk rock todavia, curte até um pouco de pop, Cindy Lauper, Michael Jackson, e Madonna, ouvia!

Depois vieram os anos 90's o grunge estava na moda, Nirvana arrebentava nos palcos, todos jovens a volta. Mas veio a decepção, de perder Kurt Cobain, que não suportou a pressão do sucesso e solidão.

Tirou a propria vida, uma pena que se foi, deixou um legado e tanto, do grunge permaneceu depois. Teve ainda o Pearl Jam que fez sucesso com  "Black", teve ainda o R.E.M , Smashing Pumpkins que mexeram na época.

Dos anos 2000, o inicio da decadência, não surgindo bandas novas, de novas nada que empolgue, do rock nada que exalte. De bandas nacionais só apareceram bandas ruins, de comerciais, de roupas coloridas, emos, afins, pobre cenário do rock, que um dia marcou época, nunca mais deveras assim.

Ainda bem que existe recordações das bandas antigas, algumas ainda em evidência, mas nem tantas como gostaria. Hoje o funk e o sertanejo dominaram, o cenário brasileiro,  pobre de quem gosta de rock, pobre quem odeia sertanejo. Mas não sou contra a variedade musical, desde que seja na medida, tocar algumas bandas antigas em vez das mesmas batidas. Eu curto rock de vez em quando, eu curto na medida, sonhando que um dia voltará, o rock das antigas.

O rock nunca morrerá, nem quando se imagina, pois quem ama o rock in roll, ama até na despedida. De um tempo que já passou, mas que nunca será o mesmo, de voltar a curtir o rock, que marcou o nosso tempo. Tenho saudades do vinil, que antecedeu o CD, eram musicas verdadeiras, mesmo nas saideiras. De shows em garagens de casas, que hoje não existem mais, feliz quem vivenciou, as bandas geniais.

O tempo pode passar mas a cultura roqueira vai permanecer, meus filhos hão de ouvir os acordes das guitarras, de rock das antigas, de bandas geniais, Pink Floyd e Led Zeppelin essas não podem faltar.

By Estevam


Embarque nesse sonho


Vivo por que preciso, respirar por instinto, se viver é um bem maior, vivo indeciso. De viver além da vida, da vida que não tem fim, se queres imortalidade, vivas atrás de mim. De tempos de outras vidas, de vidas de faz de contas, se queres viver mais tarde, vivas demais da conta. Alarde que faz preciso em vidas de brincadeira, se viver é necessário, vivo a derradeira.

A derradeira que não é a última, pois a vida não tem fim, viva intensamente, intensa até o fim. O fim é logo ali, mas não tão perto assim, longe porém mais perto, mas perto do fim. Do fim não pode passar, se passar não chegou lá, chegas quem procura, procuras quem chega-lá. De chegar próximo não importa, importar sim ultrapassar, o fim que nunca chega, se chegar já vai passar.

Passar é o objetivo, da vida esticar, esticar porém com zelo, para não se machucar. Machucar faz parte da vida, da vida compromissada, com promessas de carinhos, de carinhos e mais nada. Do nada vem o tudo, do tudo nada vem, se vier com mais carinho, mais carinhos você tem. Se carinhos é necessário, a vida porém descarta, se amar demais é sofrer, sofre quem nela embarca.

Embarca em um navio, um navio de sentimentos, onde a vida é o capitão, que comando os batimentos. Encontros de todavia, todavia felicidade, feliz quem nela embarca, embarca a felicidade. Felicidade que não se compra, mas se vem de bom grado, se for comprar não é feliz, feliz quem é amado. Amado com intensidade, de perder o ar de vez em quando, se amar é assim, amo por encanto. Encanto de todo dia, de olhar seus lindos olhos, de boca me chamando, ora beijo por encanto. Se me perder por ela, não me encontre por favor, se achar disfarce e beije,  beije-me por favor.

Favor que não se pede, mas vem com intensidade, ama de vez em quando, ame a eternidade. Eterno por um segundo, que dura o seu amor, se me ama por um segundo, fique por favor. Amar não é desprezo, se for não é amor, ame com carinho, carinhos com muito amor. Se for me deixar, não faça isso agora, espere mais um segundo, segundo de agora. Para quebrar o meu relógio, para o tempo não seguir, parando o tempo no momento, que você me faz feliz.

Feliz é a vida, que segue seu caminho, eterno porém mais curto, curto porém mais longo. Eterno até amanhã, quando acordo do meu sonho, sonho com intensidade, intenso de encontro. Encontrar você é um sonho, que vira realidade, se amo com descaso, porque a seriedade? Se for pra ser feliz que seja até em sonho, se encontro a felicidade, não importa com que sonho.

Sonhar, viver, ser feliz, que seja até em sonho, aguardando a realidade que venha de encontro.

By Estevam

sábado, 25 de maio de 2013

Sonho renovado


Às vezes me perco, às vezes me acho, me desfaço em muitos pedaços, me refaço, me procuro, mas nem sempre me acho, às vezes estou feliz, às vezes estou triste, às vezes estou em casa, às vezes no trabalho, às vezes andando na rua, às vezes andando na praça, mas o que nunca muda é que sempre disfarço.

Disfarço estar feliz, disfarço estar triste, disfarço estar ansioso, disfarço estar apreensivo, disfarço estar com frio, disfarço estar aquecido, disfarço no meu quarto, disfarço cansado, disfarço relaxado, disfarço passeando no shopping, disfarço andando descalço, disfarço a pé caminhando, mas o que nunca muda, disfarço até sonhando.

Sonhando com coisas boas, sonhando com o impossível, sonhando querendo acordar, sonhando dormindo, sonhando de corpo e alma, sonhando com prudência, sonhando até acordar, sonhando até dormir, dormindo acordado, sonhando dormindo, sonhando com quem deseja, desejando com quem sonha, sonhos impossíveis, sonhos de criança, sonha e não se lembra, sonha com quem não quer, com quem quer não se sonha, sonhos tristes, sonhos felizes, sonhos delicados, sonhos com alguém, sonhos eternos que nunca deveriam acabar e sonhos que deveriam permanecer.

Eterno enquanto dure, eterno até o final, final com quem se ama, ama até o final, carinho delicado, carinho de paixão, paixão que bate fundo, paixão de portão, paixão de tirar o folego, paixão de dar tesão, paixão de temperatura, paixão de ocasião, paixão de tempos em tempos, paixão de querer estar com ela sempre, paixão de amor profundo, paixão de coração.

Coração de quem se cuida, cuida com todo carinho, carinho de ternura, ternura com carinho, coração de papel, papel reciclável, papel que dura muito, papel que nunca acaba, acaba de começar, promessa de terminar, acaba mas se renova, manda reciclar, recicla um sentimento, sentimento renovado, para amar de novo, de novo renovado.

By Estevam

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Apenas Sorria


Em mais uma tarde gelada de sexta feira em São Paulo, andando eu na rua a caminho do escritório, pensativo e um tanto distraído, buscando inspiração para escrever algo, de repente me deparo com uma cena de duas pessoas conversando, o papo deveria estar bom pois os sorrisos, em pouco tempo, se tornaram gargalhadas, o assunto em si não importava, a formalidade idem, em uma conversa descontraída o que vale mesmo é o sorriso. Compartilhar sorrisos, distribuir gentilezas, a doce arte de fazer sorrir, dias difíceis, dias corridos, cansaço, frio, agitação, não importa! O sorriso no improviso das horas encanta a quem distribui e a mais ainda quem os recebe.

O sorriso além de fazer bem a alma e ao coração, faz bem a saúde, eu explico! Já está comprovado cientificamente que o sorriso movimenta os músculos da face, melhorando a elasticidade, reduzindo, suavizando rugas e auxiliando na hidratação da pele, ou seja, não há motivos para não praticar.

Um sorriso pode parecer pouco para quem oferece, mas as vezes é muito para quem recebe, não a toa que temos grupos de voluntários, artistas ou não, que levam alegria para pessoas debilitadas em hospitais, comprovando que o sorriso também cura, que o sorriso alegra, que o sorriso conforta, que o sorriso leva esperança onde antes só havia desanimo, mesmo assim, com tantas benesses, porque praticamos tão pouco? Porque arrancar um sorriso de alguém as vezes é tão complicado? Porque será então que  as pessoas relutam tanto em compartilhar momentos, retribuir gentilezas? A correria do dia-a-dia separa pessoas, aumentam distancias, diminui a cumplicidade, trabalhos, filhos, casa, vida social, redes sociais, amigos, parentes, vizinhos, não importa! A vida já é complicada com tantas atribuições, mas porque não separar um momento para fazer de um pequeno gesto, uma grande momento? Faça uma boa ação, sorria! A vida agradece e o coração também.

Não desista de sorrir, não se envergonhe e não se acanhe, não desista de alegrar alguém, já  dizia Mario Quintana: "O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores", ou seja, não há motivos para ser uma pessoa amarga, distribua sorrisos, pratique-o! além de fazer bem, contribui para fazer alguém feliz, seja menos amargo, seja menos carrancudo, deixe de viver a vida de forma monocromática, sem o colorido que transforma ações em gentilezas, há sorrisos desconsertantes, de perder o fôlego, de dores na barriga, gargalhadas descontraídas,  sorriso de canto de boca, sorriso gostoso, mas não importa! apenas pratique, apenas compartilhe, apenas sorria!

By Estevam


quarta-feira, 22 de maio de 2013

Diferente de ontem


Hoje de manhã ao cair da cama literalmente às 7:20, como de costume, ainda no mundo da lua, procurando encontrar de onde vinha aquele som do despertador, até descobrir o celular nos meus pés (isso porque tinha dormido com ele do lado, imagine o quanto me mexo a noite), mas antes mesmo de me localizar e descobrir que hoje ainda não era sábado e nem feriado, fiquei a imaginar o que fazer para que esse dia hoje fosse diferente do ontem.

Às vezes  na ânsia de acertar ou mesmo consertar erros passados, nos colocamos na situação de cada amanhecer, tentar fazer do dia presente, melhor do que o dia passado, mas a vida é como o curso de um rio, as águas que passam a sua frente hoje não serão as mesmas que passarão no dia seguinte, os atos praticados no dia passado, nem sempre poderão ser modificados ou consertados no dia seguinte, por isso, no dia presente haja com o coração, mas sem esquecer da razão, seja prudente e não pense que seus atos não gerarão consequências, pois as águas passam, o curso do rio segue seu leito levando com eles seus erros e acertos. Elas podem ser límpidas  talvez, se não fizer nada que as deixe turvas, ela passará por ti e seguirá seu curso levando com elas, no impulso da natureza, seus atos e segredos que outrora refletirão no dia de amanha. As águas podem não serem mais as mesmas, que seguem sua correnteza, mas as consequências assim como um galho preso ao leito do rio, ficarão até o tempo decidir quando removê-lo.

Portanto, em vez de ficar tentando fazer do dia de hoje melhor do que o dia anterior, tente fazer do presente o melhor para o futuro, viva de uma forma  intensa, mas fique atento a sua volta, cuidados sempre havemos de ter, pois como tudo na vida que se quebra, um bom conserto não é o mesmo que um novo, as peças não serão mas as mesmas, e as chances de quebrar persistirão, em vez de consertar algo que fez de errado tenta evitar os riscos, alias Deus nos fez perfeitos só esqueceu de um pequeno detalhe, nos enviar com um manual de instruções de como se deve viver a vida.

Vida esta que passa sob nossos olhos, vida esta que embora não venha com seu manual, é auto-explicativa, faltando-nos às vezes paciência para ler nas entrelinhas o modo correto de viver sem ressentimentos, sem acordar o dia seguinte lamentando não poder voltar no tempo e consertar algo que não tem mais volta, lamente por suas tentativas de acertar e não pela insistência nos erros, a vida pode ser curta mas a intensidade a torna eterna.

By Estevam




terça-feira, 21 de maio de 2013

Um porto seguro


Um dia pós o outro, horas, minutos, segundos, o tempo passa? não ele voa! voa na velocidade da luz, na intensidade do som, e qual caminho seguir? Ao sabor do vento talvez, que no decorrer do dia muda de direção e nos leva a destinos não programados, um porto seguro? Pode ser, mas as vezes nos falta um farol a nos iluminar e nos mostrar o caminho certo.

Mas fico à pensar o que seria um caminho correto? Uns buscam o caminho para felicidade, outros buscam o caminho do sucesso, outros tantos o caminho da satisfação pessoal, mas não importa o que procuram, não existe uma receita mágica que juntamos em um caldeirão os ingredientes e após algumas palavras mágicas "voialà" está feito o trajeto. Aliás a tecnologia avança em todas as áreas, mas será que um dia vão criar um "GPS" para nos guiar nos caminhos do coração? Aposto que quem inventar isso será um novo "Marck Zuckerberg.. quem viver verá!

Mas devaneios à parte, sentimentos e desejos, sonhos e oportunidades, a vida é uma constante mudança, uns dias mais otimistas e outros mais realistas, mas não importa, o dia só termina com o por do sol, anunciando a noite com o luar da lua à iluminar, uma rotina de sonhos e desejos que vão se renovando a cada momento, desistir nunca, mas com os pés no chão, aliás a frustração é um sentimento complexo, pois não conseguir realizar um desejo pode nos fazer repensar o caminho, os sonhos, os planos, um a um podem ir perdendo a intensidade e a resignação poderia prevalecer.

Mas como dizem, a vida é feito de altos e baixos, uma gangorra de sentimentos, resta-nos manter o equilíbrio e a força para quando estivermos em baixo, superar as desconfianças e retornar às alturas. Viver é um dever, ser feliz uma necessidade, amar essencial, sorrir a todo momento, utilizar as emoções que nos movem no sentido de encontrar o caminho certo e certificar que nada vai nos impedir de chegar ao destino, pois tempestades podem acontecer, mas não se deixe naufragar, pois nada mais do que gratificante saber que percorreu um longo caminho e conseguiu chegar ao porto para ancorar seu navio a espera de um carregamento de sentimentos, containers de alegria, felicidade, satisfação e por fim muito amor!

A vida é assim, viva e deixe viver, quem disse que as coisas boas vem fácil? O importante é encontrar o caminho, velejar em águas tranquilas, tendo um farol a te guiar nas noites escuras e aportar em um lugar que vale a pena ficar e nunca mais pensar em partir, essa é a vida que eu quero, esse é o caminho que procuro!

Navegar é preciso, um porto seguro essencial!

By Estevam


sábado, 11 de maio de 2013

Para minha mãe, todo meu amor!

Antes que me perguntem, quem seriam essas pessoas nessa "relíquia de foto", sou eu e minha mãe em mil novecentos e bolinha...rs  nem sei porque saiu em Preto e Branco.

Olá meus caros, hoje vou reservar esse espaço para fazer homenagem a uma pessoa que é diretamente responsável por eu estar aqui escrevendo esse texto. Uma pessoa que me trouxe ao mundo, quem me cuidou, que dispensou todo carinho e atenção, uma pessoa que com todas as dificuldades que a vida lhe porporcionou, as dificuldades financeiras, a precariedade de todo tipo, as necessidades que uma familia recém chegada a cidade grande enfrenta e tudo mais que envolve uma mudança drástica assim, mas sempre mantendo o otimismo e nunca deixando se abater pelas adversidades, acreditando sempre que dias melhores viriam. Aliás, falo por mim e pelos meus irmãos também que receberam tratamento igual, de uma mulher "multi" que se desdobrava em 7 (isso mesmo somos em 7 irmãos), mas que sempre mantinha a alegria e o sorriso no rosto, sem pedir nada em troca.

Neste domingo comemora-se mais um dia das mães, embora seja uma data apenas comercial, um simbolismo, um dia escolhido aleatório para homenagear a mulher mais importante na vida de qualquer pessoa, eu gostaria de render minhas homenagens a minha querida mãe.

Mas infelizmente não poderei comemorar esse dia, não do jeito que gostaria, minha mãe já não está mais presente conosco, mas isso não significa que não esteja por perto nos olhando, nos guardando e nos cuidando como sempre fazia. Posso não mais ouvir sua voz como sempre acontecia, posso não ter mais os afagos e carinhos que nunca faltavam, posso não ter mais os beijos e as palavras de incentivo, as palavras de preocupação e recomendações para quando não estávamos sob suas asas, ou mesmo poder acordar e num simples gesto não ter mais aquela pessoa que servia como seu refugio, seu porto seguro, aquela pessoa que poderia não estar nos melhores dias, mas nunca se negava a transmitir otimismo, perseverança e compartilhando palavras e carinhos a todo momento.

Ela pode não estar fisicamente conosco, mas eu sinto sua presença em cada cantinho da casa, em cada momento do dia, em cada musica que ouço ou em cada programa que assisto, momentos estes que faziam parte da rotina quando ela estava em casa. É incrivelmente doloroso tu chegar em casa e não mais encontrá-la, não dar aquele beijo de reencontro como sempre fazia, sentir o cheirinho bom do jantar antes mesmo de entrar em casa, dar boas risadas contando fatos que acontecera naquele dia, ou mesmo vê-la adormecer em frente a TV vencida pelo cansaço de mais um dia.

Minha mãe foi um anjo. Um anjo que Deus nos "emprestou" para que nos desse a vida e nos cuidasse da melhor forma, para podermos caminhar com nossas próprias pernas, para quando todos já crescidos, educados e formados, Deus a levasse de volta para junto de si, pois já teria cumprido sua missão aqui neste plano.

A separação foi dolorosa, ela nunca é fácil, a minha família nunca mais será a mesma, aliás, a minha vida nunca será 100% feliz como era, eu posso encontrar a pessoa certa que me faça feliz, que me dê filhos, que construa comigo uma família, mas no fundo sempre vai faltar algo, uma pontinha de alegria que deixou de existir quando minha mãe se foi.

Pode ser um dia qualquer, pode ser Natal, Ano Novo, Dia das Mães, dias que nos reuníamos em família para celebrar momentos que nunca mais serão os mesmos. Sabe aquela cadeira vazia? Um cantinho que ela gostava de ficar, uma musica que ela gostava de ouvir, as risadas, as orações, a alegria dela com os netos, a satisfação de ter a família reunida e celebrando? Essas datas nunca mais serão as mesmas, os encontros familiares idem, mas a vida de alguma forma tem que seguir o seu curso, a tristeza com o tempo tende a ser substituída pela saudade, a falta aos poucos vai sendo preenchida alegria dos nascimentos, seja dos sobrinhos, ou mesmo os filhos que ainda pretendo ter, mas o tempo embora não apague uma saudade ameniza a falta e nos dá oportunidade de conhecer pessoas que possam, de alguma forma, se não preencher o espaço vazio, mas ocupar de uma forma que a alegria retorne.

Feliz dia das Mães para quem tem a oportunidade de tê-la ao seu lado, curta o máximo, diga-lhe o quanto você a ama e o quanto ela significa para ti, eternize esses momentos para que fiquem guardados em sua memoria, pois nunca é para sempre, um dia ela vai faltar, mas as boas lembranças ficarão para sempre.

MÃE.... TE AMO PRA SEMPRE!!!!

By Estevam

sexta-feira, 10 de maio de 2013

De hoje em diante

 
Hoje de manha ao cair da cama literalmente às 7:20, como de costume, com aquele vento gelado adentrando pela fresta da janela, a musica do "Bitter Sweet Symphony" da banda "The Verve" como trilha sonora do meu despertador, meu cachorro na janela me esperando como quem diz, está atrasado cadê o meu biscoito? Isso sem falar naquela vontade infindável de voltar para a cama e só sair de lá depois do "Jornal Hoje".

Mas um belo dia se inicia, aliás, bom dia rotina! A vida segue, os compromissos idem, as obrigações a serem honradas, os clientes no escritório a serem atendidos, os processos a serem montados, as petições, os prazos processuais, os andamentos, os clientes cobrando soluções como se advogado fosse o juiz que determina a sentença a gosto do cliente, mas tudo isso não vai estragar o meu dia, pois hoje é sexta-feira, mas um final de semana se aproxima, planos? ultimamente estou planejando apenas o passo seguinte, planejar, sair se divertir? quem sabe, a noite de sexta está apenas no começo, temos o sábado inteiro pela frente e o domingo a reboque, não tão animador assim, mas uma oportunidade de descanso pelo menos.

Alias, falando em acordar cedo, hoje acordei com uma certa musica na cabeça, sabe aqueles dias que tu acorda com uma determinada canção na memoria e em vários momentos do dia você se lembra da letra? Essa musica chama-se "Só vou gostar de quem gosta de mim" é uma composição do Caetano Veloso, não que seja fã das suas músicas, embora reconheça que seja um grande ícone da MPB, mas o fato de ter lembrado essa musica não tem nada a ver com o Caetano Veloso ou Musica Popular Brasileira, mas sim o conteúdo da letra que foi trilha sonora de um filme nacional que curti bastante, chamado "Qualquer Gato Vira-Lata", uma comédia bem ligth com uma história de romance bem atual, recomendo procurar para assistir, mas gostaria apenas de destacar a trilha sonora do filme que citei, fazendo jus ao meu momento atual e para ilustrar separei um pedaço da primeira parte da musica:

"De hoje em diante
Eu vou modificar
O meu modo de vida
Naquele instante
Em que você partiu
Destruiu nosso amor

Agora não vou mais chorar
Cansei de esperar
De esperar enfim
E pra começar
Eu só vou gostar
De quem gosta de mim..."

Ou seja, chega de gostar de pessoas que não dão a minima pra ti, chega de dispensar tempo e sentimentos por alguem que não lhe dá valor, o tempo não pára para ficarmos lamentando algo do passado, olha para frente, mire objetivos e metas e assim como a letra da musica... de agora em diante só vou gostar de quem gosta de mim!

By Estevam

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Um dia a gente aprende...


Um dia agente aprende que a vida é feita de momentos! A alegria, a ansiedade, o êxtase, as angustias, as decepções, as alegrias, não importa! Essas frações de sentimentos, norteiam nosso caminho na busca de um único objetivo, a felicidade!

Um dia acordamos felizes, noutros dias nem tanto, às vezes fazemos planos com alguém, noutras vezes somos excluídos dos planos de alguém, às vezes nos apaixonamos por alguém, noutras somos trocados por alguém, às vezes dizemos eu te amo para alguém, noutras vezes recebemos um sinto muito de alguém, as vezes choramos por alguém, noutras recebemos um sorriso irônico de alguém...

Mas quem seria esse alguém que me machuca tanto? Eu amo alguém, mas ela não sabe que existo, eu recito poemas para alguém, mas ela recusa meus sentimentos, eu escrevo musicas para alguém, mas ela não curte as letras da minha melodia,  faço loucuras por alguém mas ela prefere a lucidez à insensatez, às vezes percorro o mundo à procura de alguém, mas ela recusa minha companhia, desculpe assim dizer, às vezes morro, rescussito só para rever alguém, mas me despreza e me desdém.

Assim como fazer para me livrar desse amor? Eu quero amar, eu preciso me apaixonar, mas não quero sofrer, não quero me arrepender, não quero me desprender da razão. A realidade é dura e áspera, "a dor é inevitável. O sofrimento é opcional" como dizia Carlos Drummond de Andrade, o sofrimento é resultado de um sentimento não compartilhado, um amor não correspondido, uma paixão não retribuída, uma saudade rescindida, uma ausência não sentida, ou seja, amar, viver, sofrer?

Seja qual for a solução dessa equação sentimental, de certa forma a chance de nos machucar é grande, embora  isso não nos impeça de tentar. A teimosia faz parte da minha essência, a persistência parte da minha alma, o otimismo? Ah esse nunca me abandona! Assim nessa busca frenética, caímos, levantamos, nos machucamos, nos decepcionamos, pensamos em desistir, mas um sopro, um alento, um misto de confiança e esperança nos toma de assalto nos trazendo a certeza de que dias melhores virão e assim começo mais um dia, feliz? quem sabe, ainda chego lá!

By Estevam

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Encontros só de passagem

Hoje acordei de manhã, ainda com muito sono como de praxe, males da inclusão digital, ir dormir tarde e ter que acordar cedo, mas antes de levantar estava pensando, hoje é sexta feira, está um lindo dia de sol lá fora, o final de semana se aproxima e não tenho nada programado para fazer, alguém se habilita a me dar uma dica ou sugestão? Seja qual for, gosto do improviso, de decidir na hora o que fazer, e transformar um momento comum em um fato marcante, agradável e inesquecível.

Sabe aquelas vezes que programamos algo com antecedência, criamos uma expectativa grande em torno de algo, e via de regra, quando não acontece como desejado sempre vem a reboque a decepção e o desânimo? Principalmente quando diz respeito as coisas do coração, alias sempre cito essa frase, a expectativa é o pai (ou a mãe, como preferir) da decepção. Criamos, desejamos, programamos já contando com o resultado, esperamos ansiosos e na maioria das vezes o desfeixo não é dos mais animadores. Mas não devemos ser tão duros e inflexíveis com nós mesmos, devemos ter em mente que nem sempre as coisas saem como planejado e nem por isso devemos desanimar, temos sempre 50% de chances de termos êxito e resta-nos manter a prudencia e aceitar o resultado seja qual for.

Mas fazendo um paralelo com a expectativa criada, poderia falar de encontros e desencontros, sabe aquele momento que tu aposta todas as fichas e se joga de cabeça esperando e desejando algo? Hoje de manha estava ouvindo uma musica do Teatro Mágico chamada "Pratododia", mas não se engane não vou falar sobre gastronomia muito menos do menu do meu almoço e jantar de hoje, mas a letra é bem profunda e fala sobre os encontros e desencontros, e vou tentar explicar algumas passagens que tem tudo a ver com a realidade.

A letra do Fernando Aniteli conta de uma forma poética a história de dois personagens o "feijão e o arroz", que apesar de frequentar o mesmo ambiente, o fogão, e embora sendo uma combinação perfeita, só se encontram uma única vez, e só de passagem, justamente na refeição, no "prato do dia".

Essa analogia que fiz agora é bem comum nos dias de hoje, encontros e desencontros, às vezes um casal com suas vidas atribuladas, trabalho, estudo, filhos, é comum só se encontram pra valer apenas uma vez no dia onde podem ter um convívio mais próximo, sendo essa hora, a hora do jantar.

Às vezes nos deparamos com a situação de nos vermos brevemente só de passagem, às vezes não damos a devida importância ao companheirismo, ao carinho, ao amor e às vezes deixamos de lado coisas simples como a gentileza de um beijo, um afago, um carinho, um elogio, tudo por conta da correria do dia-a-dia.

Mas enfim, nunca é tarde para mudar e não se esqueça que o tempo voa, ame mais, dê carinho, dê atenção, pois a vida é uma só e o tempo não volta atrás. O amor verdadeiro pode ser eterno, mas a paciência não.

By Estevam

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Viver o amor...



Há dias em que você acorda de manha e a primeira imagem que vem a sua cabeça é a mesma da última que imaginou antes de adormecer. Há momentos em que você sonha e não quer acordar para uma realidade que teima em despertar.  Sonhos são fragmentos de um momento, de um imaginário criado pela mente para externar um desejo, uma vontade.

Sabe aquele momento com uma  garota, um olhar na fila do banco, um sorriso tímido de passagem, aquele gesto com os cabelos, aquele momento que tu gostaria que fosse eternizado? A mente se encarrega de arquivar em sua memória e a cada sonho, assim como um alarme, te faz relembrar o que te faz bem.

Eu fiz essa pequena  introdução para falar do mais nobre dos  sentimentos, o Amor, aquele mesmo sabe? Que  às vezes te faz refletir o quão é bom viver e o quão dolorido também, amar além da medida, se apaixonar por alguém, se entregar ao sentimento?  Via de regra é o sonho de muitas pessoas, encontrar alguém que lhe roube o folego e que faça seu coração bater mais forte, mas às vezes  as pessoas vêm apenas ao lado bom e se esquecem que com o amor pode vir a reboque a desilusão e a decepção.

Não que amar não seja recomendado, aliás, pelo contrário, se houvesse mais amor no mundo consequentemente o mesmo seria mais feliz, mas o ministério da saúde adverte: Ame com moderação, se entregue a paixão, mas com parcimônia, não se deve se atirar de cabeça em um lago onde tu não sabe a profundidade,  pois o corre-se o risco do espelho d’agua ser raso e você se machucar.

Mas quer saber? Analisando com o coração e não com a razão, esqueçam tudo o que escrevi, arrisquem assim mesmo, a vida é feita de escolhas e riscos, pode-se machucar, mas em uma dessas pode encontrar a felicidade infinita. Lute pela  pessoa que lhe faz  bem, lute por seus sentimentos,  diga a ela o quão ela é importante para ti, seja corajoso, não desista no primeiro percalço, até porque o amor verdadeiro é difícil encontrar, mas quando se encontra é eterno.

"Quando o amor é verdadeiro,
 a distancia vira um mero detalhe..."

By Estevam

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Nostalgia



Uma quarta feira, um dia de feriado, dia internacional do trabalho, eu em casa contando às horas, sem ânimo para sair, sem opções para me divertir, assistir tv? Nem pensar,  Vale a Pena Ver de Novo e Sessão da Tarde já foram melhores, ouvir musica?  um bom programa, acessar a net? um passatempo, escrever? um alento, conversar com alguém? quem sabe, namorar? bom essa deixo para quem tem a oportunidade de curtir as horas ao lado de alguem especial.

Diante da falta de opções para preencher meu tempo, olhando fixamente para minha cama, ora repleta de roupas em cima, me senti obrigado a dar um jeito no meu quarto, certamente não era o programa dos meus sonhos para um feriado, muito menos o que imaginava para um dia de folga no trabalho, mas também não era de todo mal, assim sendo, decidi dar uma "geral" no quarto.

Com a correria do dia-a-dia, e com a falta de tempo, resultado do estilo de vida moderno, deixamos de fazer algumas tarefas básicas domésticas, como por exemplo a limpeza do nosso quarto, adiando "ad eternum" até surgir um tempinho livre para colocar em ordem, mas que uma hora teria de ser executado e certamente será por mim mesmo. Assim, mãos a obra, ou melhor mãos na vassoura, e para distrair, nada como colocar uma seleção de músicas dos anos 80's, uma boa hora para nostalgia? Talvez, mas ajuda na labuta!

E o que se desenrolou a seguir não foi uma simples faxina em um quarto bagunçado, mas sim um mergulho no tempo, relembrando fatos e momentos marcantes de minha vida através de fotos e objetos encontradas em um canto escondido do meu guarda roupas. Empoeirados e desgastados com o tempo, servindo como um retrovisor para tempos passados, tempos estes que não voltam mais, mas que marcam nossas vidas, fazendo parte dos capítulos que compõem o nosso livro da vida. Apartir daí, a limpeza foi ficando para segundo plano e me coloquei a relembrar fatos e momentos que fizeram parte da minha infância.

Aliás, a saudade é um sentimento marcante, às vezes se confunde com a tristeza, talvez seja por isso que muitas pessoas que passam por momentos de perda de algo importante, regridem da saudade para a tristeza e da tristeza para a depressão, buscando um refugio talvez, para não enfrentar a realidade, tornado sua vida e das pessoas a sua volta tristes e angustiantes.

Por mais que sentimos saudades de algo, de um tempo passado, de pessoas, seja através de uma musica ou uma fotografia que nos faz relembrar de algo, é sempre dolorido e via de regra, sempre nos deixa com o coração apertado, um momento nostálgico que nos faz querer voltar no tempo e vivenciar aquele momento pela segunda vez.

Mas como diz a célebre frase de Shakespeare, "A vida é uma peça de teatro que não nos permite ensaios", assim, devemos viver a vida de uma forma única e intensa, não se pode refazer as cenas da "peça ou atos" que compõem as nossas vidas, ou mesmo mudar fatos passados... Os erros ou acertos, estes ficarão marcados no tempo, as boas lembranças assim como as desagradáveis idem, mas restá-nos, em momentos como esse nostálgicos, recordar de uma maneira saudável, para que a saudade nos permita reviver mesmo que na imaginação um tempo que não volta mais, saudades sim, tristeza jamais.

Esse texto eu dedico a minha saudosa e queria mãe, que nos deixou há quase 3 anos atrás, a quem sinto muitas saudades e a quem me faz tanta falta.. Mãe Te Amo para sempre!


By Estevam