Qual sua opinião sobre o Blog?

Total de visualizações de página

Translate

terça-feira, 23 de julho de 2013

Lembranças de dias frios


OK São Pedro tu consertaste o vazamento do encanamento, mas mandaste agua congelada, certamente tu erraste a chave, ligue o aquecedor e não o refrigerador! Frio tudo bem, mas neve tu exagerou, heim Pedrão?

Brincadeiras a parte, é bonito de se ver, mas incrivelmente complicado vivenciar, estamos falando da neve, que por incrível que pareça resolveu dar as caras no país tropical, realmente estamos em épocas de mudanças, seja nas ruas, seja no clima e dessa vez não foi apenas pelos 20 centavos!

Temperaturas negativas, neve, geada, chuva, o inverno demorou mais chegou, aquele calorzinho da tarde, aquelas noites agradáveis na varanda, hoje o lugar mais disputado da casa certamente é a nossa cama, e de preferência recheado de cobertores.

Uma bebida quente vai bem, quentão, vinho quente? um café não pode faltar, chimarrão pra quem curte, chocolate quente pra quem quer, um filme pra acompanhar? enrolado no cobertor, falta apenas um abraço gostoso, um sussurro depois!

Mas esse tempo frio me faz lembrar do interior, das pastagens branquinhas de gelo ao amanhecer, do aquecer no fogão a lenha da vovó, do cheiro de café coado na hora, café expresso? que nada! Coador de pano e adoçado com açúcar mascavo, mel ou açúcar cristal, ou para os mais fortes puro ao natural, bons tempos, aliás se fosse para definir a minha infância com um aroma, certamente seria a do café coado na hora,  preenchendo cada canto da cozinha até se dissipar na brisa da manha.

O frio faz lembrar ainda das fogueiras, das rodas de bate papo, do pinhão na chapa, do milho e batata doce assada nas brasas, bons tempos de minha infância, que hoje se resume a lembranças de momentos que marcaram minha vida, de pessoas fantásticas que fizeram parte, como meus avós e principalmente da minha saudosa mãe que foi mais cedo fazer companhia ao papai do céu.

Tempos de inverno, época de férias escolares, passar os dias no sitio? essa era a minha diversão! De acordar cedo, colocar café na caneca, de ir até curral onde meu tio Estevam (sim, meu xará) ordenhava as vaquinhas, leite quente tirado na hora, café com leite? Isso sim a combinação perfeita!

Pronto, de café tomado agora ir para dentro me aquecer um pouco em volta do fogão a lenha, mas tem ainda o bolo de fubá, o pão caseiro, o queijo que não pode faltar, geléias e cuca? esses não podem faltar.

Sabores da minha infância, na fazenda dos meus avós, momentos que deixaram saudades, saudades de dar dó. Quanta saudades desse tempo, das brincadeiras ali ó, deixar essas lembranças faceiras, brincadeiras de dar nó.

Um nó na saudade, dos tempos de criança, dos tempos dos meus avós, das brincadeiras a sós. Tempo frio que vem trazer, lembranças de todos nós, das épocas faceiras no tempo dos meus avós.

Tempos esses que a geada traz, lembranças dias frios após, das brincadeiras de agora, me lembro de todas a sós, um tempo que não volta mais, só o frio vem trazer, lembranças de tempos agora, lembranças dos meus avós!

By Estevam

Nenhum comentário: